Movimento promove ‘Ato Manifesto’ por ações na área cultural 

18
Da redação

Um grupo formado pelo Movimento de Artistas de Tatuí (Mart), Movimento Popular Práxis e Conselho Municipal de Cultura promoverá no dia 26, às 19h, o evento “Ato Manifesto”, para a leitura do “Manifesto Cultural de Tatuí”.

De acordo com a organização, o documento aponta as principais necessidades do setor cultural. O conteúdo foi elaborado a partir dos pontos elencados por artistas do município durante o Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Cultura, cuja primeira ação ocorreu de forma virtual, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Em nota à imprensa, a organização ressalta que o objetivo principal do fórum permanente é a elaboração de uma lei de fomento às artes para a cidade, com fundo direto e a realização de ajustes no Sistema Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura, lei e regimento do Conselho Municipal de Cultura.

“Porém, na primeira ação, várias outras demandas surgiram apontadas por artistas, com possibilidades a curto, médio e longo prazo. E, imbuídos no propósito de atender os artistas e, sobretudo, viabilizar a fruição artística na cidade, nasceu o Manifesto Cultural de Tatuí”, conta a organização.

O Ato Manifesto é a segunda ação do fórum permanente. A leitura do documento, elaborado pelos artistas, será realizada durante a reunião do Conselho Municipal de Cultura.  “Estão convidadas todas as secretarias municipais, a prefeita, vereadores, chefe da Guarda Municipal e qualquer pessoa que tenha interesse no tema”.

As reuniões do Conselho Municipal de Políticas Culturais acontecem sempre às últimas segundas-feiras do mês e, dada a situação de pandemia, para maior segurança de todos, segue de forma online, pela plataforma Zoom.

Os interessados em participar das reuniões, que são sempre abertas ao público, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (15) 3259-4135.