Mostra “Fotografe-se” expõe Tatuí sob ótica de estudantes

Projeto envolveu aulas práticas e teóricas sobre fotografia

Projeto explora fotografia e seu campo de atuação no mercado de trabalho (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da reportagem

Na última semana de junho, o Centro Cultural de Tatuí realizou a abertura da exposição “Fotografe-se – Revelando Talentos na Arte da Fotografia”. No local, estão expostos trabalhos dos alunos do ensino médio da Escola Estadual “Chico Pereira”, produzidos como parte integrante de uma disciplina eletiva dos jovens.

Como proposta de trabalho, houve uma integração entre aulas teóricas e práticas que apresentaram os conceitos de fotografia na comunicação e no trabalho, os mecanismos de produção, a circulação das imagens e a popularização com a tecnologia digital.

“Tudo isso com o intuito de despertar o olhar sensível e perceptível dos alunos, ampliando, assim, seus conhecimentos e habilidades nas expressões artísticas, filosóficas e culturais, que integram a nova proposta do ensino médio, a qual a disciplina eletiva faz parte”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

Os alunos, do 1º ao 3º do ensino médio foram orientados pelos professores Mauro Júnior, de filosofia, e Angélica Ferreira, de artes, no primeiro semestre de 2022, durante as aulas eletivas, que aconteceram duas vezes por semana, envolvendo 38 alunos.

Segundo Angélica, a ideia do projeto surgiu durante o planejamento da proposta de trabalho integrada ao projeto de vida dos alunos, no início das aulas deste ano, quando se percebeu o interesse deles pela fotografia. “Sentimos a necessidade de aprofundar e explorar essa linguagem como também o seu campo de atuação no mercado de trabalho, proporcionado uma aprendizagem mais significativa aos alunos”, descreve.

De acordo com Angélica, a cada aula, notou-se o envolvimento dos alunos com a linguagem fotográfica, “explorando os recursos digitais e ressignificando seus olhares de forma crítica e participativa pela forma como analisavam as imagens do cotidiano refletindo e investigando o mundo imagético a qual pertencem”.

Para ela, o trabalho foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos dos jovens, “dando maior autonomia e incentivo para conhecerem seus objetivos acadêmicos e profissionais”. Angélica considera, também, que o segmento da fotografia viabiliza diversas profissões.

Para o aluno da terceira série do ensino médio Kauã Ramos, o projeto foi “interessante”, pois ele passou a “conhecer mais o universo da fotografia e a ter um olhar diferente sobre as situações do dia a dia”.

“Não imaginava que fotografar fosse tão legal. Eu nunca havia segurado na mão uma máquina profissional. Os professores me ajudaram bastante em como mexer nos recursos dela”, comentou.

Os registros fotográficos que Ramos mais gostou de fazer foram de paisagens e gastronômicas. O estudante espera que os próximos alunos que ingressarem no ensino médio também realizem o projeto. “É uma oportunidade de conhecer algo novo. Quem sabe, até trabalhar com foto”, afirma.

A exposição fica em cartaz até o dia 25 de julho, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 18h às 21h. O Centro Cultural de Tatuí está situado na praça Martinho Guedes, 12, centro, antigo Alvorada Clube.