Divulgação
‘Palhaços’, adaptação da obra de Timochenco Webbi, com direção de João Nicolau de Oliveira Filho, será apresentado na sexta-feira, 5
O Conservatório de Tatuí sedia em dezembro a Mostra de Artes Cênicas, ação anual organizada para apresentar os resultados do ano letivo no respectivo setor da instituição. Ela será realizada no período de 4 a 7 de dezembro.
Sediam a mostra o teatro “Procópio Ferreira”, na rua São Bento, 415, em diferentes horários, e também a Sala Preta do Conservatório, à rua Coronel Aureliano de Camargo, 550 – 1º andar. Todas as apresentações têm entrada franca.
Na quinta-feira, 4, todas as apresentações serão no “Procópio Ferreira”. Às 15h, a abertura será com o espetáculo “A Ver Estrelas”, de João Falcão, com direção de Fernanda Mendes e Marcos Caresia e apresentação pelos alunos do primeiro ano do Curso de Teatro Juvenil.
Ainda no mesmo dia, às 18h, haverá apresentação de “Cimbelino XXI: Um Ensaio”, espetáculo produzido pelo projeto Conexões, com dramaturgia de Marcos Barbosa, direção de Marcos Caresia e apresentação pelos alunos do curso de teatro jovem.
O último espetáculo do dia 4 será o “Teatro de Improviso”, às 20h30, com direção de Carlos Ribeiro e apresentação dos alunos do primeiro ano do curso de teatro adulto.
Na sexta-feira, 5, às 15h, no teatro, a atração será o espetáculo “A Sessão da Tarde ou Você não Soube me Amar”, com dramaturgia de Marcos Ferraz. A peça tem direção de Erica Pedro e apresentação dos alunos do segundo ano do curso de teatro juvenil.
Ainda na sexta, às 18h, na Sala Preta, será apresentado “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”, uma adaptação de “Agreste” de Newton Moreno, com direção de Rose Tureck e apresentação feita pelos alunos do curso de aperfeiçoamento de direção.
Na sequência, haverá encenação do espetáculo “Palhaços”, a partir de adaptação da obra de Timochenco Wehbi, com direção de João Nicolau de Oliveira Filho e apresentação de alunos do curso de aperfeiçoamento em direção.
O último espetáculo da sexta-feira, 5, será “Quimera”, a ser apresentado às 20h30, no “Procópio Ferreira”. A montagem tem no elenco alunos do curso de aperfeiçoamento em teatro, com direção de João Fabbro.
No sábado, 6, no teatro, às 15h, acontece apresentação do espetáculo “Dois Corações e Quatro Segredos”, com dramaturgia de Beto Andretta e Liliana Iacocca e apresentação sendo feita por alunos do núcleo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí. A direção é assinada por Dalila Ribeiro.
Ainda no sábado, às 18h, na Sala Preta, a atração é “Fragmentos sobre a Liberdade”, adaptação da obra “Liberdade, Liberdade”, de Millôr Fernandes, com apresentação dos alunos do curso de aperfeiçoamento em direção, dirigido por Ana Zilinskas.
Na sequência, será apresentado “Um Recorte de dois Perdidos numa Noite Suja”, adaptado da obra “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos. Com direção de Ronaldo de Almeida, a montagem será apresentada pelos alunos do curso de aperfeiçoamento em direção.
O último espetáculo a ser apresentado no sábado, no “Procópio Ferreira”, às 20h30, será “Esse Trem Chamado Desejo”, com dramaturgia de Luis Alberto de Abreu e direção de André Luiz Camargo. O elenco é formado por alunos do segundo ano do curso de teatro adulto.
O encerramento da Mostra de Artes Cênicas será no domingo, 7, com apresentação de dois espetáculos no teatro do Conservatório. Às 15h, haverá encenação de “O Menino que Virou História”, com dramaturgia e Nanna de Castro, direção de Dalila Ribeiro e elenco formado por alunos do terceiro ano do curso de teatro juvenil.
Às 20h30, haverá encerramento da mostra com o espetáculo “MCBTH”, adaptado da obra “Macbeth”, de William Shakespeare, com direção de Carlos Ribeiro e apresentação feita pelos alunos do terceiro ano do curso de teatro adulto.
Antes da mostra, neste mês, também como ação do setor artes cênicas, será realizada apresentação dos resultados das ações do projeto “Pensando na Criança”. Trata-se de iniciativa realizada em duas escolas locais, com orientação de Adriana Afonso e Erica Pedro. A data e o horário ainda não foram confirmados.
Ensaios abertos
Além das 13 apresentações oficiais da Mostra de Artes Cênicas, vários espetáculos terão ensaios abertos, na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas. Eles podem ser acompanhados por qualquer interessado a partir da próxima semana.
O espetáculo “A Sessão da Tarde ou Você não Soube me Amar” teve ensaios abertos realizados entre os dias 17 e 24 de novembro, às 15h.
Já os alunos do “Teatro de Improviso” fIzeram ensaios abertos nos dias 17 e 24 de novembro e farão o próximo em 1º de dezembro, às 19h30.
“Esse Trem Chamado Desejo” pôde ser conferido nos dias 18 e 25 de novembro e terá ensaio no dia 2 de dezembro, às 19h30. O espetáculo “A Ver Estrelas” teve ensaios abertos nos dias 19 e 26 de novembro, às 15h, enquanto que “MCBTH”, pôde ser ensaio acompanhado nos dias 19 e 26 de novembro e terá novo ensaio no dia 3 de dezembro, às 19h30.
Os ensaios abertos de “Quimera” aconteceram nos dias 21 e 27 de novembro, às 19h30. O espetáculo “Cimbelino XXI: Um Ensaio” pôde ser acompanhado no dia 27 de novembro, às 15h, enquanto que “O Menino que Virou História” teve primeiro ensaio no dia 28 de novembro e o segundo no dia 3 de dezembro, às 15h.