Mosaico Teatral traz ao município espetáculo que tem nome de fábula

252





Denys Flores

Espetáculo tem enredo que se desenrola a partir de pedido de cliente que vai a ‘açougue diferente’

 

Programa do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo), o “Mosaico Teatral” traz a Tatuí neste domingo, 20, o espetáculo infantil “Os Três Porquinhos”. A apresentação será às 19h no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro.

Assinada pela Cia. Le Plat Du Jour, a peça teatral tem história contada por meio de dois açougueiros: Pipo e Pepe, “que têm um açougue muito diferente”. Naquele estabelecimento, são encontrados “carne de óculos, carne de bicicleta, carne de martelo, carne de banana, menos carne de verdade”.

O enredo se desenrola a partir de um dia em que um cliente “pede carne de porco e arma toda confusão”. “Um dos açougueiros se veste de lobo para, desta forma, entrar na história dos três porquinhos e conseguir a carne tão almejada”, consta na sinopse do espetáculo musical.

A companhia teatral destacou que produziu a peça “de forma irreverente, utilizando técnicas cômicas do palhaço como grande fio condutor do espetáculo”.

A apresentação é integrante do Mosaico Teatral, realizado em parceria com as cooperativas Coop, Uniodonto e Sicoobcredsaude. O mosaico conta, ainda, com apoio da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e Conservatório de Tatuí.

O ingresso pode ser trocado por um litro de leite na Coop (rua 11 de Agosto, 3.045) e no Conservatório (rua São Bento, 415).

As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade. Mais informações sobre os pontos de trocas são disponibilizadas pelos fones 3205-2030 e 3205-8435.

A Cia. Le Plat du Jour nasceu em Paris em 1992 quando Alexandra Golik e Carla Candiotto começaram a desenvolver uma linguagem teatral cômica e física ligada ao palhaço. Desde o início, ela teve como foco principal a formação da criança, inserindo a adaptação dos contos clássicos num contexto atual.

“Ao invés de apenas reproduzi-los, a Cia. Le Plat du Jour os reinventa, sem perder as características que os identificam e os princípios estruturais de seus significados”, destaca a assessoria da companhia em material enviado a O Progresso.

O grupo teatral tem realizado, concomitantemente, espetáculos para os universos adulto, juvenil e infantil. Nessa trajetória, “ousou construir textos e cenas que são direcionados a universos diversos dentro do mesmo espetáculo”.

“Os Três Porquinhos” integram um dos projetos integrantes do Mosaico Teatral. A iniciativa desenvolvida pelo Sescoop, em parceria com 120 cooperativas dos municípios do interior paulista, inclui os projetos Mosaico na Estrada e Coopera São Paulo! que receberam 144 mil pessoas nos 12 anos.

Ao todo, 79 cidades do interior paulista foram percorridas. No período, foram apresentadas 232 peças teatrais e arrecadadas doações que beneficiaram 255 entidades assistenciais. O Mosaico Teatral ofereceu, ainda, 112 oficinas teatrais ministradas para artistas locais, professores e comunidade.