O Museu Histórico “Paulo Setúbal“, equipamento de cultura da prefeitura, receberá, na terça-feira, 3, às 9h, uma oficina de simulação de escavação arqueológica, dirigida para estudantes, e às 13h30, a palestra “Patrimônio Cultural e Arqueologia”, para professores, gestores culturais e demais interessados.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, as ações de educação patrimonial têm como objetivo “devolver as informações obtidas no âmbito da pesquisa arqueológica às comunidades que, de certa forma, se relacionam diariamente com o patrimônio local”.
Na ocasião, também será feita “a sensibilização em relação aos demais bens culturais da região, para comunicar os resultados da pesquisa, apresentando as características do estudo e dos materiais identificados, promovendo a valorização dos bens arqueológicos”.
“Essas ações educativas pretendem estimular percepções quanto à identificação e valorização dos bens arqueológicos como fonte de informação, para o entendimento da ocupação do território onde hoje é a região em que os participantes das atividades vivem, sensibilizando-os quanto à importância do conhecimento e à preservação do patrimônio cultural e, especificamente, do patrimônio arqueológico de Tatuí”, informa em nota.
As atividades serão desenvolvidas pela empresa A Lasca Arqueologia. Mais informações podem ser obtidas no setor de agendamento do Museu, na praça Manoel Guedes, 98, centro, pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.