Maria José tem maior eleitorado em 2020

Prefeita Maria José é recebida na prefeitura com aplausos no dia seguinte às eleições (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A prefeita Maria José Vieira de Camargo foi reeleita neste domingo, 15, com resultado superior ao alcançado no pleito municipal anterior. A empresária, que utilizou o nome “Maria José Gonzaga” na disputa, obteve 58,29% dos votos válidos, totalizando 31.861.

O resultado foi divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à 0h17 de segunda-feira, 16. Conforme o tribunal, ao todo, 62.254 (68,71%) dos 90.608 eleitores aptos comparecerem às urnas em Tatuí. As votações tiveram início às 7h, com encerramento às 17h.

Tendo como vice-prefeito o atual vereador Miguel Lopes Cardoso Júnior, o Professor Miguel, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Maria José não só venceu como ultrapassou a marca anterior, recebendo 2.396 votos a mais que na disputa de 2016, quando somou 29.465.

Ela foi apoiada pela coligação “Amor por Tatuí – Trabalho e Desenvolvimento”, formada pelos partidos: PSDB, MDB, PSD (Partido Social Democrático), PL (Partido Liberal), PSC (Partido Social Cristão), PSL (Partido Social Liberal), Cidadania e Republicanos.

O Cartório Eleitoral da comarca iniciou as transmissões dos dados ao TSE às 19h27, após a chegada das urnas e sob a supervisão do juiz Fabrício Orfeu de Araújo, da 140ª Zona Eleitoral.

O PSDB contabilizou extraoficialmente a votação antes da finalização da apuração, a partir de boletins de urnas. Por volta das 19h45, a equipe do partido que trabalhou na fiscalização já tinha resultado parcial favorável.

Nas urnas, Maria José superou Wagner Rodrigues, o Coronel Wagner, do PP (Partido Progressista), em 198%. A chapa majoritária denominada “Tatuí Merece Muito Mais” recebeu 10.683 votos (19,54% dos válidos).

Coronel Wagner tinha como candidato a vice-prefeito o atual vereador Nilto José Alves, o Bispo Nilto (PRTB) e foi apoiado por quatro partidos: PP (Partido Progressista), PSB (Socialismo e Liberdade), PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e DEM (Democratas).

A empresária teve 21.640 votos a mais que o terceiro colocado na corrida eleitoral. Valdeci Proença, do Podemos, obteve 10.221 votos (18,70%). Ele teve como vice a médica Lúcia Maciel Aguiar, a Dra. Lúcia, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), sendo apoiado pela coligação “Juntos Podemos Mais, Amor, Trabalho e Honestidade”, (Pode e PTB).

Já a candidata Fátima Rodrigues, do PT (Partido dos Trabalhadores), que teve como vice o professor Odailson Toth, também do PT, totalizou 1.899 votos (3,47%). A sigla concorreu com “chapa pura” (não se coligou).

Brancos totalizaram 2.952 votos (4,74%), nulos, 4.638 e as abstenções, 28.354 (31,29% do total de eleitores aptos).

Maria José também vencera as eleições em 2016 com resultado expressivo. Na ocasião, junto com o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, a ex-primeira-dama do município obteve 51,38% dos votos válidos, totalizando 29.465.

Neste ano, Maria José acompanhou a apuração dos resultados no comitê do partido, ao lado de correligionários e do marido, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Sobre a votação expressiva, a prefeita comentou: “É um resultado que deve entrar para a história de Tatuí”.

Ela classificou a vitória como fruto do “trabalho realizado em conjunto com a equipe política” e agradeceu ao povo, aos candidatos, ao vice-prefeito atual, Luiz Paulo, e ao vice-prefeito eleito, Cardoso Júnior.

“Vamos juntos, de mãos dadas, trabalhar ainda mais para, assim, retribuir a confiança que as urnas mostraram no dia de hoje, nos dando uma grande vitória, que ficará marcada na história política de nossa cidade”, completou a reeleita.

Pós-eleição

A assessoria de comunicação da prefeitura informou, em nota, que o dia seguinte às eleições municipais “foi de muito trabalho para Maria José”. Na segunda-feira, 16, ela foi recebida com aplausos pelos servidores do paço municipal.

À frente, o vice-prefeito Luiz Paulo recepcionou-a com flores. “Me emocionei bastante”, disse a chefe do Executivo.

Na agenda, aconteceram assinaturas de termos aditivos aos convênios que a prefeitura mantém com o Lar Donato Flores e o Cosc, para projetos sociais com jovens, e com a Casa de Apoio aos Irmãos de Rua, no enfrentamento à Covid-19, garantindo a cada uma das instituições repasse de R$ 10 mil. No evento, esteve presente o secretário Alessandro Bosso, do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Depois, a prefeita reeleita recebeu pessoas da comunidade no gabinete, a secretária da Saúde, Tirza Martins, a equipe de trabalho do setor e o vice-prefeito eleito, Cardoso Júnior.

“Recebemos os convidados para falarmos um pouco sobre essas últimas horas de intensa emoção, e já começarmos a planejar o futuro”, concluiu a prefeita.

Comentários estão fechados.