Mais 3 comércios de Tatuí recebem selo do serviço de inspeção ‘S.I.M.’

Iniciativa garante ao consumidor a aquisição de produtos com qualidade

26
Novos estabelecimentos certificados pelo Departamento de Agricultura (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Mais três estabelecimentos que receberam recentemente o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram certificados pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

Em cerimônia no dia 1º, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, também estiveram presentes o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior; a diretora de Agricultura, Fabiana Grechi; o diretor interino e a coordenadora do S.I.M., Douglas Rosa e Thais Bimbatti, respectivamente.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, o selo “garante ao consumidor a aquisição de produtos com qualidade comprovada, rastreada e fiscalizada de acordo com as normas sanitárias vigentes, o que permite uma credibilidade e segurança maior no consumo de produtos de origem animal”.

Foram certificados os estabelecimentos: Sabor do Interior, De Buffala’s e Aquicultura Christófori – respectivamente, uma rede de dois açougues; um produtor de bubalinos, que fabrica queijos e outros produtos lácteos; e um piscicultor que produz filés de tilápia e derivados.

De acordo com a prefeitura, o Departamento de Agricultura fornece orientações e suporte técnico para os interessados na certificação.

Publicidade

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, na Casa da Agricultura (rua 13 de Maio, 1.084, centro), pelo e-mail sim@tatui.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3305-4385.

O serviço foi criado em maio de 2019, por meio da lei municipal 5.352, e, “desde então, vem sendo estruturado de modo que possa atender a todas as demandas necessárias para, futuramente, migrar para a comercialização estadual, através do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa, que permitirá, inclusive, a comercialização interestadual dos produtos”.

Conforme o Departamento de Agricultura, “além de aumentar a confiabilidade na qualidade dos produtos processados de origem animal, a implantação do S.I.M. é uma ferramenta para promover o melhor desempenho do setor, visando a ampliação das vendas e retirando o empreendedor da clandestinidade, refletindo diretamente em um maior desenvolvimento rural do município, gerando mais empregabilidade e movimentando a economia local”.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente oferece aos produtores agropecuários, aos empresários, aos empreendedores do setor alimentício e aos microempreendedores orientações e visitas técnicas às propriedades (dentro das limitações impostas pela pandemia), a fim de instruir para que mais produtos sejam certificados, “criando fontes de renda e tirando-os da ilegalidade”.

Publicidade