Maioria não se vacinou contra febre amarela, aponta enquete

390
Publicidade

A vacinação contra a febre amarela não abrangeu a maioria das pessoas em Tatuí. Pelo menos este é o resultado da enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso, em seu canal na internet.

No portal “O Progresso Digital”, acessível em www.oprogressodetatui.com.br, o bissemanário questionou os leitores a respeito da imunização. A pergunta “Você já tomou a vacina contra a febre amarela?” foi levada ao ar na manhã de sábado, 13, por conta de reportagem divulgada no dia 14.

De acordo com o resultado, 75% dos leitores disseram “não” terem tomado a vacina. Em contrapartida, 25% responderam “sim” ao questionamento.

A participação é relativa apenas a leitores que votaram por meio da internet e, conforme o objetivo da pesquisa, não tem caráter científico.

Na quarta-feira, 10, a enfermeira da VE (Vigilância Epidemiológica), Elis Diniz, divulgou dados registrados no município com relação à doença.

Publicidade

De acordo com ela, a cidade já registrou duas vacinações em massa, uma no ano de 2009 e outra no ano passado. Na primeira ocasião, houve distribuição maciça, por conta do encontro do cadáver de um macaco. A enfermeira explicou que o animal não estava contaminado com a febre amarela.

Entretanto, por precaução, Tatuí foi incluída na área de recomendação vacinal. A cidade possui, de acordo com o órgão, 90% dos cidadãos imunizados.

A enquete sobre o assunto permaneceu aberta à participação até a tarde de sexta-feira, 19. Com o encerramento, o questionário on-line é atualizado. Desta vez, o recurso traz como assunto a instituição de multa a ciclistas e passageiros. Tatuí deverá começar a aplicar autos de infrações em abril.

A medida está prevista em resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em outubro do ano passado. Ela determina que as multas sejam aplicadas aos infratores a partir de abril deste ano (reportagem nesta edição).

Assim, o bissemanário questiona: “Você concorda com a resolução que define multas para ciclistas e pedestres?”. A pergunta pode ser respondida com “sim,” ou “não”.

A votação tem início na manhã deste sábado, 20, e segue até às 16h30 da próxima sexta-feira, 26. O resultado final será divulgado na edição de domingo, 28.

Publicidade