Lutadores tatuianos garantem vaga em competição mundial de ‘sambo’

Ariston França e Gustavo Estebam representarão o país no Uzbequistão

1
Ariston França (centro) conquista dois títulos em eventos ocorridos em agosto (foto: divulgação)
Da reportagem

Os lutadores tatuianos Ariston França e Gustavo Estebam, ambos do Centro de Treinamento Ariston França, passaram a ser atletas da seleção brasileira da modalidade “sambo” e representarão o país na competição mundial, no Uzbequistão, em data ainda não definida.

Eles conquistaram as vagas ao participarem do evento “Lindóia Open de Sambo Olímpico”, em Águas de Lindoia (SP). Inicialmente agendada para junho, a disputa nacional da modalidade ocorreu entre 10 e 13 de agosto.

O sambo é uma arte marcial desenvolvida na União Soviética no início do século 20, integrando elementos de wrestling, luta livre e judô. A arte marcial é reconhecida oficialmente pelo Comité Olímpico Internacional.

Para a competição nacional, a Confederação Brasileira de Arte Sambo convidou atletas praticantes das modalidades de judô, MMA (artes marciais mistas), sanda, jiu-jítsu, wrestling, jujútsu, luta olímpica e sumô.

O evento foi realizado em três categorias: sambo esportivo, sambo combat e beach sambo. Além de recrutar novos lutadores à seleção brasileira da modalidade para a disputa do mundial, o Lindoia Open ainda destinou, a alguns participantes, o Bolsa-Atleta de Sambo 2022.

França e Estebam lutaram na sambo combat, até 71 quilos, e foram os finalistas da categoria. Na decisão, a vitória e o título foram conquistados por França.

A academia tatuiana ainda contou com a participação de Pedro Augusto, terceiro colocado na sambo esportivo, até 64 quilos. Os três lutadores garantiram o Bolsa-Atleta de Sambo 2022.

Os novos lutadores da seleção brasileira de sambo se dizem honrados em poderem representar o país. “Estou muito feliz, pois nunca imaginei, e isso aconteceu num momento em que estávamos precisando de motivação. Afinal, já estávamos há quase dois anos sem competir, devido à pandemia”, afirmou França.

Piracicaba

No domingo da semana retrasada, 22 de agosto, o município foi representado pela academia local na disputa do Campeonato Paulista Pairojnoi Muay Thai Stadium, realizado em Piracicaba.

No evento, seis lutadores tatuianos participaram e venceram os respectivos duelos. França foi o único a participar de duas lutas, vencendo ambas por nocaute, e conquistou o cinturão da categoria até 67 quilos. Também por nocaute, Marcos Roberto, o “Gancho”, ganhou a luta entre atletas até 87 quilos.

Os outros atletas da academia venceram por decisão unânime dos juízes: Kaíque Soares, na categoria até 66 quilos; Diego Jesus e Felipe Ferreira, ambos na disputa até 70 quilos; e Luan Ribeiro, na categoria até 86 quilos.