LRT admite cancelar várias etapas de tênis

478
Tatuí seria palco do quarto torneio do ano (foto: divulgação)
Da redação

A temporada 2020 da LRT (Liga Regional de Tênis) está suspensa há cerca de três meses. A competição que previa 11 etapas, antes do início da pandemia, deve realizar menos disputas neste ano.

O “Smash Open”, evento inaugural da temporada, disputado em Sorocaba, teve a participação de 132 inscritos em diversas categorias, entre 25 de janeiro e 22 de fevereiro.

A etapa sorocabana terminou com uma taça conquistada pelo município. O tenista Renato Orsi, de 12 anos, garantiu o título da categoria para atletas até dois anos mais velhos que ele.

Na sequência, a liga passou a promover a segunda etapa, no CRB (Centro Recreativo e Beneficente), de Conchas. Com 126 inscritos, as partidas começaram em 29 de fevereiro.

Os últimos jogos do “CRB Open” foram realizados na véspera da paralisação. Na ocasião, 69 tenistas ainda estavam disputando títulos em várias categorias, quando a etapa foi suspensa no dia 17 de março.

Conforme Ary Neto, que integra a LRT, a suspensão considerou consultas às secretarias municipais de saúde e de esporte de Conchas, à diretoria do CRB, aos médicos sócios do clube e participantes do torneio.

Ele explica que ainda não tem data estipulada para o retorno das partidas, pois a LRT aguarda o término da pandemia e da quarentena, além da liberação da prefeitura de Conchas, para retomar e concluir a segunda etapa.

Neto reforça que, quando houver autorização, a LRT irá concluir a etapa de Conchas. Posteriormente, segundo ele, a organização estudará quantas etapas poderão ser realizadas até o final do ano.

De acordo com Neto, a disputa de cada etapa da temporada 2020 dura, em média, um mês. Desta forma, para que a temporada seja concluída até o final do ano, há a possibilidade de algumas etapas serem canceladas.

A temporada previa a realização de mais nove etapas. A terceira disputa do calendário de 2020, o “Boituva Open”, seria promovida entre os dias 28 de março e 26 de abril, no Tênis Clube, em Boituva.

Tatuí seria palco do quarto torneio do ano. O Complexo Esportivo “Doutor Ubirajara Loretti”, da praça Ayrton Senna, na vila Doutor Laurindo, receberia as disputas do 10º Tatuí Tênis, entre os dias 2 e 31 de maio.

O Clube dos Bancários, em Itapetininga, estaria sediando a quinta etapa. O torneio Bancários Open estava programado para ocorrer entre os dias 6 e 21.

Os esportistas retornariam a Conchas para competirem na sexta etapa, o CRB Open – 2º Semestre, a partir de sábado, 27, até 19 de julho. O Tênis Clube, de Boituva, iria receber o Boituva Open – 2º Semestre, do dia 1º ao dia 30 de agosto. O torneio seguinte, “Vô Bia Open”, ocorreria em São Roque, na Academia Vó Bia, de 5 de setembro a 4 de outubro.

As disputas da nona etapa, “Bancários – 2º Semestre”, novamente em Itapetininga, aconteceriam de 10 a 25 de outubro. O evento seguinte, o “5º Pró Tênis”, no Tênis Clube, em Porto Feliz, estava previsto para ocorrer de 31 de outubro a 22 de novembro.

A última etapa da temporada 2020 seria o “10º Divertoys Máster”. As competições deveriam acontecer entre os dias 28 de novembro e 13 de dezembro. No entanto, a LRT ainda não havia definido a sede do torneio.

Os tenistas podiam competir em até duas categorias distintas. Em 2020, a LRT permite disputas em 15 categorias. As etapas são segmentadas, de acordo com as faixas etárias dos atletas: até 12 anos, 14 anos, 35 anos, 50 anos “A” e “B”, 60 anos, iniciante, principiante, intermediário A e B, geral e especial. Ainda há as categorias femininas: iniciante, intermediária e geral.