Legislativo quer incluir ‘Caminhada da Fé’ em calendário oficial de Tatuí

Rota turística e de peregrinação tem trajeto da Igreja Matriz a santuário

Vereadores participam de sessões ordinárias e extraordinárias nesta semana (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

Basta a sanção e promulgação pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior para que a Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé” passe a integrar o calendário oficial de eventos de Tatuí.

De autoria do vereador Márcio Antônio de Camargo (PSDB), o projeto de 107/21, que visa o reconhecimento à rota, foi aprovado pelos parlamentares em sessão extraordinária na segunda-feira, 8.

A propositura destaca que a “Caminhada da Fé” foi elaborada com o intuito de promover o turismo religioso, de lazer e esportivo no município. O autor acrescenta que Tatuí, sendo MIT (município de interesse turístico), tem a atividade como um dos eventos que “chamam a atenção”.

Mais de 500 pessoas participaram da terceira edição da Caminhada da Fé – a mais recente, que aconteceu na aurora de 15 de abril, feriado da Sexta-Feira Santa, em que se recorda, no cristianismo, a morte de Jesus e que, tradicionalmente, já registrava peregrinações antes mesmo da criação oficial da rota.

O trajeto tem início na Praça da Matriz, diante da agora Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição. No perímetro urbano, o percurso passa em frente ao Lar São Vicente de Paulo (asilo) e, posteriormente, à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Fora do perímetro urbano, já na estrada vicinal Moisés Martins (do distrito de Americana), o caminho segue até a Capela de São João do Bemfica e passa pela represa do local.

De lá, os peregrinos percorrem por vias de terra até a entrada da estrada que liga Tatuí a Iperó, seguindo pelo bairro dos Mirandas até o santuário.

O projeto foi elaborado pela Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição e estruturado pela prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur) e do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana.

Com percurso permanente de cerca de 20 quilômetros e com placas de orientação em todo o trajeto, a “Caminhada da Fé” é um projeto contínuo, que pode ser realizado a qualquer momento, por conta própria ou em grupos de amigos e familiares.

Projetos de lei

Durante a sessão extraordinária, os vereadores aprovaram outros quatro PLs, dois deles com outras solicitações de inclusões ao calendário oficial de eventos do município, além de três projetos de decretos legislativos e diversos requerimentos.

O PL 83/21, protocolado por José Eduardo de Morais Perbelini (Republicanos), pede a inclusão do Dia Municipal do Gari (Dia Municipal do Lixeiro), a ser celebrado, anualmente, no dia 16 de maio.

De forma semelhante, o presidente da Casa de Leis, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), apresentou o PL 42/22. O documento visa instituir o Dia Municipal do Conselheiro de Saúde, a ser comemorado em 29 de abril no calendário oficial de eventos de Tatuí.

As outras duas proposituras aprovadas na reunião extra são de autoria de Perbelini. Pelo PL 13/22, o vereador deseja a implementação de espaços de convivência para animais de estimação em Tatuí, denominado “Pet Place”.

Conforme o documento, os locais deveriam ser instalados preferencialmente em parques ou áreas de lazer, os quais poderiam ser equipados com rampa sobe e desce, “pula-pneu”, prancha de equilíbrio e obstáculos para saltos.

A justificativa aponta que, “atualmente, os donos de animais de estimação não possuem espaços adequados para brincar com eles, podendo, eventualmente, aumentar os casos de estresse nos animais”.

“A partir dessa realidade é que surgiu a necessidade de se criar essa lei autorizando o Poder Executivo em destinar locais públicos para recreação de animais”, ressalta.

Já no projeto de lei 28/22, Perbelini planeja a instituição do “Banco Social de Material Escolar” no município. A intenção é que ele receba a doação de materiais escolares novos e em bom estado.

De acordo com o documento, caberia ao Poder Executivo definir os requisitos para que os interessados em acessar o Banco Social de Material demonstrem sua condição de vulnerabilidade social.

Na sequência, os edis aprovaram documentos outorgando três diferentes títulos: de cidadão emérito ao ex-jogador de futebol e atual apresentador de TV José Ferreira Neto, de cidadão benemérito ao pastor Luís Donizetti Vaz e de cidadã tatuiana à escritora e professora Raquel Prestes Ferreira de Morais.

Pouco antes, durante a sessão ordinária, os parlamentares debateram e acataram 92 matérias presentes na pauta, composta por 8 indicações, 73 requerimentos e 11 moções de aplausos e congratulações.