Lavatório público é instalado em frente à Casa do Irmão de Rua

547
Ação visa ajudar a população a fazer a higienização das mãos (foto: divulgação)
Publicidade
Da reportagem

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a prefeitura, instalou um lavatório público na cidade. A pia está na rua José Rosa, 46, no Jardim Wanderley, em frente à Casa de Apoio ao Irmãos de Rua “São José” e começou a funcionar na sexta-feira, 24.

Conforme a companhia, o objetivo da ação é ajudar a população a fazer a higienização das mãos – uma das principais medidas apontadas pelas organizações de saúde para combater a pandemia de coronavírus.

A iniciativa chegou a 65 municípios, totalizando a instalação de 170 lavatórios públicos. Em Tatuí, a parceria entre a prefeitura e a Sabesp ainda prevê a implantação de mais duas pias em comunidades mais vulneráveis.

A companhia informou, em nota à imprensa, que, nesta parceria, a Sabesp viabiliza a instalação hidráulica, contudo, não divulgou os outros locais que devem receber os lavatórios públicos na cidade.

A assistente social da Casa de Apoio, Mirna Iazzetti Grando, destacou que a higiene é uma das maiores preocupações da entidade, principalmente em meio à pandemia de coronavírus, e apontou a instalação como “um grande benefício”.

Publicidade

Por acolher, diariamente, pessoas em situação de rua, desde a primeira notificação de caso suspeito na cidade, em março, a casa de passagem intensificou todas as rotinas de higiene e, como medida preventiva, passou a acomodar os novos acolhidos em um espaço separado.

Além de moradia, a casa oferece alimentação, guarda de pertences e provisão de documentação, atendimento psicossocial, entre outros serviços, incluindo a higienização. Contudo, a assistente ressalta que a pia externa vai ajudar a reduzir ainda mais os riscos de contaminação.

“Para o pessoal aqui da Casa de Apoio, esta iniciativa é um ganho muito grande. Com a pia ali na frente, as pessoas que precisarem de abrigo podem usar a água e o sabão para lavar as mãos antes de entrar, e, assim, vamos reduzir os riscos de contaminação”, declarou a assistente.

Segundo Mirna, o lavatório implantado na rua pode ser usado não só pelos acolhidos da Casa de Apoio, mas por toda a população. Para ela, a pia ainda pode ajudar a população a se lembrar do cuidado necessário para prevenir a Covid-19.

“Aquela pia ali na rua é ótima para o pessoal usar e também funciona como uma forma de chamar a atenção para a higienização necessária. Isso faz muita diferença, pois já sabemos que a lavagem frequente das mãos é a melhor forma de evitar a contaminação pelo vírus”, concluiu a assistente.

Publicidade