Da reportagem
O jornal O Progresso de Tatuí iniciou os preparativos para a realização do tradicional Concurso Artístico e Literário de Natal. Em sua 26ª edição, o certame voltado a alunos do ensino fundamental (de escolas públicas e particulares) mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A titular da pasta, professora Elisângela da Costa Rosa Cecílio, reiterou suporte à realização do evento. Em encontro com a organização do concurso, a secretária enfatizou que a iniciativa é muito importante por promover o envolvimento entre professores e alunos.
O concurso recebe inscrições nas modalidades desenho e redação, com premiações aos vencedores. A escolha dos trabalhos é feita por um corpo de jurados formado por profissionais de renome em suas respectivas áreas.
A comissão avalia critérios como originalidade e respeito ao tema. Neste ano, o concurso traz novamente assunto específico. Os trabalhos devem ser produzidos respeitando o tema “Tatuí no Natal”, proposto aos professores em convites.
Mais de 30 instituições de ensino da rede pública e particular estão recebendo as cartas de participação. As correspondências são endereçadas aos coordenadores pedagógicos e diretores das unidades.
Podem participar alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, com um desenho e uma redação cada, os quais devem ser enviados pela direção da escola, professores ou pelos próprios alunos, até o dia 22 de outubro, à praça Adelaide Guedes, 145.
Na modalidade redação, não há exigências prévias. Os alunos podem escrever em qualquer estilo literário (poesia, conto ou crônica), desde que respeitando o tema. Na modalidade desenho, os trabalhos devem ser enviados em papel sulfite tamanho A4 (21 cm X 29 cm), também obedecendo ao tema.
No verso de cada trabalho, seja desenho ou redação, devem ser constados: nome completo do aluno, idade e ano em que estuda (1º ao 9º ano), além do endereço completo e telefone, nomes da escola e professor.
Em caso de ausência das informações, os trabalhos serão automaticamente desclassificados. Sem os dados, a comissão organizadora não pode encaminhar os trabalhos para análise dos jurados e convocar os vencedores para premiação.
Ainda na modalidade desenho, pede-se aos alunos que evitem o trabalho de colagens, por dificultarem a reprodução.
Os autores dos trabalhos vencedores receberão prêmios em dinheiro. No total, serão oferecidos R$ 2.400, distribuídos para os vencedores de cada dois anos, que receberão R$ 300 cada (salvo no caso dos três últimos anos em desenho e dos três primeiros em redação, englobados em um mesmo grupo de cada categoria).
Assim, os desenhos entre o 1º e o 2º ano compõem um grupo e garantem prêmio de R$ 300 ao vencedor; o primeiro entre o 3º e o 4º, outros R$ 300; entre o 5º e o 6º, mais R$ 300; e, finalmente, entre o 7º, 8º e 9º ano, englobados, outro igual prêmio em dinheiro.
Em redação, os grupos são divididos da seguinte forma: entre o 1º, 2º e 3º ano, com prêmio de R$ 300 ao vencedor; 4º e 5º, com outros R$ 300; 6º e 7º, mais R$ 300; e, finalmente, entre o 8º e 9º ano, com igual prêmio em dinheiro.
Os três melhores trabalhos de cada categoria serão reproduzidos em edição especial de O Progresso que circulará no dia 25 de dezembro. Na data, além dos desenhos e redações vencedoras, serão constados os nomes dos professores e das escolas nas quais os alunos produziram os trabalhos.
A secretária da Educação ressaltou que os professores de língua portuguesa e de artes costumam trabalhar muito bem o tema em sala de aula.
“Este concurso é muito importante para a Secretaria de Educação. Os professores e alunos aguardam ansiosos pelo concurso. Já é tradição nas nossas escolas participarmos do Concurso de Natal”, argumentou.
Criado em 1995, o concurso visa revelar novos talentos, premiar e estimular a criatividade. Ele é realizado com apoio de patrocinadores, que cedem os valores em dinheiro aos vencedores.