Gravadora da Fatec Tatuí lança álbum do violonista A. Siqueira

Disco é efetivado por alunos do curso de produção fonográfica

1
Imagem ilustrativa (foto: Quõc Bao/Pexels)
Da redação

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” está trabalhando na divulgação de um novo álbum totalmente gravado e produzido na Gravadora Experimental.

Desta vez, estudantes e professores do curso superior de tecnologia em produção fonográfica produziram o álbum “Da Outra Margem”, do violonista André Siqueira. A obra traduz para o violão canções do acordeonista e compositor Toninho Ferragutti.

“A parceria com a Gravadora Experimental foi muito importante para viabilizar esse disco, que foi feito por meio de financiamento coletivo. Possibilitou a gravação com um nível de qualidade muito grande. A estrutura da Fatec é ótima, e a equipe formada por alunos foi impecável na condução do trabalho”, ressalta Siqueira.

Participaram da produção executiva, gravação, engenharia de áudio, edição, mixagem e masterização os estudantes: Ana Soares, Andresa de Assis, Bruno Loureiro, Léo Mazzuia, Letícia de Oliveira, Marjorie Maximiano, Naamã Maragno e Rafael Costa.

“Participamos de praticamente todas as etapas de pré e pós-produção, e isso faz com que tenhamos mais maturidade para encarar o mercado fonográfico depois da nossa formação, além de gerar o tão esperado networking”, avalia Marjorie, produtora executiva do projeto.

O álbum já foi lançado em mídia física, exclusivamente para os apoiadores da campanha de financiamento. A previsão é de que chegue às plataformas digitais em outubro.

O estúdio da Fatec foi inaugurado oficialmente em fevereiro de 2020. As instalações dele estão distribuídas em uma área com mais de 500 metros quadrados, abrigando diversas salas, como a de gravação (com capacidade para 70 músicos), a de gravação de voz, a de masterização (que atende a até 40 estudantes) e a de edição.

O ambiente também possui laboratório de áudio, com 21 computadores, e duas salas com tratamento acústico para aulas de teoria e percepção musical, além de mesas de som de 56 canais.

O investimento do governo estadual no espaço supera R$ 1,1 milhão, distribuído entre obras de reforma, adequação no ambiente, mobiliário e equipamentos.

Por meio de uma gravadora experimental – um dos projetos acadêmicos envolvendo professores e alunos –, a Fatec Tatuí disponibiliza gratuitamente todo o equipamento e pessoal capacitado ao processo de produção de canções e álbuns para artistas de todo o país.

A oferta inclui serviços como arregimentação de músicos, ensaios, escolha de repertório e disponibilização dos fonogramas em plataforma streaming. O estúdio é o único público do Brasil.