João Cuca faz oficina de ‘luthieria’ neste dia 17 em Porangaba

João Cuca ministra a oficina em Porangaba (foto: Manu Vergamini)
Da redação

No sábado, 17, das 14h às 17h, no Sítio das Figueiras, em Porangaba, acontece a oficina “Luthieria e Manutenção de Instrumentos de Sopro”, ministrada pelo músico e luthier João Cuca, da Ébanco Music, da cidade de São Paulo.

Na ocasião, serão abordadas noções básicas da física dos instrumentos, cuidados na manutenção e detalhes da restauração dos instrumentos de sopro da família das madeiras e metais.

De acordo com a assessoria do músico, haverá transporte gratuito saindo às 13h30 da Praça da Matriz, em Porangaba, até o destino do curso. O retorno é o mesmo local. O Sítio das Figueiras fica na estrada municipal Poa, 426, quilômetro um.

A oficina é parte do projeto “Arte na Roça”, contemplado pelo edital Proac direto 40/2021 de fomento a espaços culturais e criativos.

Cuca estudou e se profissionalizou como oboísta e a partir de 1975 tocou em orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do maestro Eleazar de Carvalho, e na Sinfônica de Campinas, com Benito Juarez.

Em 1982, atendendo a um convite do professor Henry Shumann, viajou para Dallas (EUA), onde especializou-se em manutenção de instrumentos de sopro da família das madeiras.

Seu mestre, Stephen Lickman, era técnico americano em manutenção de oboés e fundador da “Dallas Bocal Company. Em 1985, de volta ao Brasil, fundou a Ébano, inspirado no nome da madeira de seu oboé, trabalhando a princípio com a família das madeiras e, depois, expandindo a atuação para todos os instrumentos de sopro.

Para mais informações, entrar em contato com Manu Vergamini, assessora de Cuca, através do telefone (11) 98772-1162.