O grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta hoje, quarta-feira, 2, uma seleção de sucessos da música popular brasileira que se destacaram entre as décadas 1960 e 1970. Acompanhados de convidados, os músicos sobem ao palco do teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, a partir das 20h Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria.
De acordo com o baterista do grupo, Everton Barba, o concerto será uma homenagem ao movimento musical “Clube da Esquina”, que nasceu nesse período, em Minas Gerais, com composições de Milton Nascimento e dos irmãos Lô, Márcio e Marilton Borges.
Das reuniões entre amigos, surgiram canções inovadoras, que misturavam elementos da bossa nova com jazz, rock, música erudita e folclórica.
Nesta apresentação, o programa terá canções como “Clube da Esquina II”, de Lô Borges, Marcio Borges e Milton Nascimento; “Tanto”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos; “Céu de Brasília”, de Toninho Horta e Fernando Brant; “A Sede do Peixe”, de Milton Nascimento e Marcio Borges; “Nascente”, de Flávio Venturini; e “Tudo o Que Você Podia Ser”, de Lô e Márcio Borges.
O repertório segue com “Nuvem Cigana”, de Lô Borges e Ronaldo Bastos; “Boi”, de Nelson Angelo; “Nada Será Como Antes”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos; “Paixão e Fé”, de Tavinho Moura e Fernando Brant; “Minas Train”, “Gershwin” e “Voo dos Urubus”, de Toninho Horta; “Credo”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
O grupo Jazz Combo foi criado em 1992, com a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental a partir de uma formação “não convencional”.
O termo “combo” vem de “combinação”, justamente por fundir MPB e jazz. “É um trabalho inovador, arrojado e que já rendeu inúmeras composições e arranjos inéditos”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do CDMCC.
O grupo realizou dezenas de apresentações em Sescs e teatros de São Paulo e do interior, além de participar de festivais realizados nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí – em eventos como o “Chorando sem Parar” e o “Brasil Instrumental” – este último tido como um dos mais importantes dos últimos tempos no Estado de São Paulo.
Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados renomados, como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry.
A Jazz Combo é formada por músicos profissionais, professores e alunos bolsistas de nível avançado dos cursos de MPB/jazz do Conservatório.
Nesta apresentação, o grupo traz Everton Barba (bateria), Felipe Brisola (contrabaixo acústico), Léo Ferrarini (piano), Fabio Leal (Guitarra), Thâmara Nascimento (clarinete), Aika Shimada (saxofone), Alcides Junior e Amanda Mara (canto).