Inscrição ao Encontro de Madeiras de Orquestra abrem nesta quinta





Heloisa Bortz

Ex-alunos do Conservatório de Tatuí, Benjamin Coelho, participará do encontro como convidado

 

O Conservatório de Tatuí inicia nesta quinta-feira, 20, o período de inscrições para a quarta edição do Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra. O evento, que integra a série de ações que marcam os 60 anos de fundação do CDMCC, será realizado de 7 a 10 de maio.

O encontro reúne atividades para os instrumentos de madeiras – flauta, clarinete, fagote, oboé. Neste ano, também serão oferecidas atividades específicas para piccolo. Aulas práticas, workshops, recitais e concertos são algumas das atividades previstas.

Para participar, basta efetuar a inscrição. “Não é preciso ser aluno do Conservatório de Tatuí para participar. Qualquer interessado, de qualquer nível de conhecimento, pode se inscrever e acompanhar as ações, com direito a certificado ao final do evento”, destacou o coordenador, Otávio Blóes.

Para se inscrever, basta acessar o site www.conservatoriodetatui.org.br/emadeiras, preencher ficha de inscrição e efetuar pagamento da taxa de R$ 40. As inscrições têm prazos diferentes: até 22 de abril, para quem quiser se apresentar nas aulas práticas, e até 30 de abril, para quem quiser participar exclusivamente como ouvinte.

Os interessados inscritos como executantes nas masterclasses passarão por processo seletivo, coordenado pela comissão organizadora do evento, envolvendo análise de currículo e obra a ser executada pelo candidato.

Além de oferecer acesso a todas as aulas, recitais e concertos, a inscrição dá direito, aos 40 primeiros, a alojamento gratuito durante o período do evento.

O Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra é um dos dez eventos internacionais organizados de forma bienal pelo Conservatório. Ele recebe convidados de destaque internacional nos instrumentos de flauta, oboé, clarinete e fagote – neste ano, também de piccolo e requinta.

Entre os convidados confirmados, estão os irmãos Tadeu e Benjamin Coelho. Filhos do ex-diretor do Conservatório de Tatuí José Coelho de Almeida, os instrumentistas são destaque nos Estados Unidos, onde residem há muitos anos.

O fagotista Benjamin é professor na University of Iowa. Já o flautista Tadeu é professor na “University of North Carolina School of the Arts”, também nos Estados Unidos.

Outro artista confirmado é Edson Beltrami, também ex-aluno do Conservatório de Tatuí, onde atuou como professor, coordenador e regente.

Desde 2003, é regularmente convidado como primeira flauta da Osesp, com a qual tem participado em concertos regulares, gravações e turnês (EUA). Atualmente, é primeira flauta solo da Orquestra Filarmônica Bachiana de São Paulo.

Outro ex-aluno a participar como artista convidado é Thiago Naguel, clarinetista.

Também participam como professores e solistas os artistas Michel de Paula (piccolo), Alexandre Ficarelli (oboé), Guiliano Rosas (clarinete), Joelson Menezes (requinta) e Felipe Destéfano (fagote).

Daniel Tamborin atua como luthier convidado e Dario Sotelo, como palestrante. O evento contará, ainda, com participação das pianistas Cristiane Bloes e Míriam Braga, da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.