Vendas de ovos de Páscoa iniciaram em lojas e supermercados da cidade





Amanda Mageste

Gôndolas em supermercados estão com produtos expostos

 

De acordo com dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados), depois de desempenho abaixo do esperado no Natal do ano passado, o setor supermercadista aposta no período da Páscoa para iniciar melhor o ano.

Conforme nota enviada pela Apas, as vendas de produtos relacionados à Páscoa (pescados, vinhos, azeite, azeitonas, entre outros) devem crescer 7% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento na venda de chocolates deve ser ainda maior, com esperada elevação de 10%. Conforme a Apas, esse crescimento é reflexo do aumento da renda da população.

Os preços dos produtos consumidos na Páscoa também terão aumento. Segundo dados da associação, os preços acompanharão a inflação brasileira e deverão estar 5% maiores que os do ano passado.

De acordo com gerentes de supermercados e lojas, as vendas ainda estão “tímidas”, mas é possível verificar que há procura e cotações de preços.

Segundo Francisco Alves, gerente de um supermercado da cidade, o movimento ainda está baixo porque as pessoas “costumam deixar para depois”. Ele acredita que o auge das vendas começará a partir do início de abril.

Segundo ele, a expectativa de vendas de chocolate é bem maior que em 2013. “Crescimento, todos os anos a gente espera de 10% a 15%. Trabalhamos e compramos para chegar aos 15%”, completou.

Segundo a Apas, a Páscoa é a segunda melhor data de venda para os supermercados. Mas, para Alves, ela perde, além do Natal, também para o Dia das Mães.

Alves espera que a venda de todos os produtos utilizados na Páscoa chegue a 25%, pois, além da semana do chocolate, o supermercado também investe em vendas de bacalhau.

Os ovos mais vendidos todos os anos no estabelecimento comercial que ele gerencia são os infantis que têm “personagens”.

Para Ademilson Carlos de Andrade, franqueado de uma loja especializada em chocolates, os ovos mais vendidos não são para crianças, mas os trufados de 350 gramas.

Segundo ele, o tamanho é ideal, não grande e nem pequeno, e o preço é acessível a todos, a partir de R$ 29,90.

Conforme a associação, o aumento do consumo na Páscoa proporciona, consequentemente, o incremento no quadro de funcionários. “As contratações temporárias para esta época podem crescer 4,5% em lojas, comércio e supermercados”, de acordo com a Apas.

Andrade confirmou a afirmação e disse que vai dobrar o quadro de funcionárias, de duas para quatro.

“Estou fazendo processo de seleção para contratar imediatamente, porque, além de ajudar nas vendas, preciso de gente que ajude na organização e arrumação do estoque que está chegando”, ressaltou.

Andrade também contou que os pedidos, feitos no começo do segundo semestre do ano passado, aumentaram bastante de 2013 para 2014.

“Peguei mais ovos, porque o mercado de chocolate está crescendo bastante. A cada ano a gente vai fazendo compras maiores, porque o público cada vez mais tem condições de comprar”, afirmou.

Ele disse que, apesar de esperar movimento maior nas duas últimas semanas que antecedem à Páscoa, ele percebe que a procura por ovos já está começando a se intensificar na loja.

Andrade também disse que acontece muito de o consumidor ter vontade de comer um tipo de chocolate ou ovo, compra para experimentar e, depois, volta perto da Páscoa para adquirir mais.

Andrade aconselhou os consumidores a não deixarem o consumo para a última hora, pois as compras dos chocolates são ajustadas para que não sobrem.

Alves também alertou para este tipo de problema, pois, segundo ele, muitas pessoas deixam para comprar perto da Páscoa e acabam ficando sem o produto desejado.