Igrejas católicas ficam abertas para orações de fiéis em Tatuí

1530
Os onze padres de Tatuí nas celebrações do Tríduo Pascal (Foto: Adriana Almeida)
Publicidade
Da redação

A Diocese de Itapetininga passou a permitir, desde a Páscoa, celebrada no domingo, 12, que os santuários, paróquias e comunidades, de cinco regiões, abrissem as portas para que religiosos possam fazer orações individuais.

Além dessa possibilidade, está permitido o atendimento paroquial, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Desta forma, cristãos podem ofertar o dízimo ou realizar doações para pessoas necessitadas.

Contudo, na quarta-feira, 15, houve a prorrogação da suspensão de todas as atividades e celebrações com participação de fiéis durante o mês de maio. A determinação é uma das medidas constadas em decreto diocesano assinado pelo bispo dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

O decreto também suspende toda a programação pastoral e festiva, além de batizados, crismas e casamentos nas paróquias. A Missa Crismal, com a benção dos Santos Óleos, será remarcada. Os encontros programados para este primeiro semestre estão cancelados e a entrega de Eucaristia aos enfermos, em residências, segue interrompida.

Conforme o documento, de maio até agosto, os padres terão pelo menos 30% dos salários descontados. Além disso, os projetos de construção e restauração de paróquias e comunidades estão adiados.

Publicidade

As paróquias foram isentas da contribuição do mês de maio ao seminário. Porém, o pagamento à Cúria Diocesana deve ser honrado. As igrejas que possuem compromissos pendentes ou alguma dificuldade financeira deverão apresentar a situação ao bispo.

O decreto ainda informa que as celebrações devem continuar sendo transmitidas pela internet. Em Tatuí, desde o dia 20 de março, as missas são transmitidas pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, através de página no Facebook.

Os padres das 11 paróquias do município estão se revezando na presidência das celebrações de segunda-feira a sexta-feira, às 18h. Aos domingos, as missas são transmitidas a partir das 9h, com a presença dos 11 sacerdotes.

Em vídeo divulgado pela Diocese de Itapetininga, o bispo parabeniza a “dedicação e empenho dos padres por não deixarem de estar em contato com os fiéis, através da internet, durante o período da quarentena”.

“Somos muito gratos aos padres, pois não se acomodaram e tiveram criatividade para continuar presentes na vida do nosso povo, rezando e transmitindo esperança através dos meios de comunicação”, reforçou Neto.

O sacerdote destacou a celebração da Páscoa no município. Impedidos de receber os fiéis nas igrejas, na manhã de domingo, 12, os padres realizaram uma carreata com o Santíssimo Sacramento, exposto por diversas ruas de Tatuí.

O Conselho de Presbíteros deve voltar a reunir-se no próximo dia 7 de maio, uma quinta-feira, para avaliar a situação e, eventualmente, tomar novas decisões.

“Vamos ter paciência, serenidade e confiança em Deus. Devemos ser solidários uns com os outros, além de proteger e cuidar da vida para vivermos em harmonia”, pediu.

“É preciso cultivar a oração, a escuta da palavra de Deus e fazer as nossas devoções. Vamos rezar o terço em família, pedindo a Deus que todas as dificuldades sejam superadas”, concluiu o bispo diocesano.

Publicidade