Hospital da Unimed Tatuí conquista certificação por padrão de qualidade

Organização Nacional de Acreditação mensura qualidade dos serviços

À esquerda, Jean Marcel Rosa e, à direita, Thyrso Menezes da Silva Junior, descerrando placa (foto: Diléa Silva)
Da reportagem

O Hospital Unimed “Dr. José Francisco Mendes de Almeida”, de Tatuí, realizou na quinta-feira, 5, cerimônia virtual para anunciar a conquista do selo de “Acreditado”, da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

O anúncio foi realizado em transmissão pelo canal oficial da cooperativa no Youtube, com a presença do vice-presidente do hospital, o médico Thyrso Menezes da Silva Junior, e do gestor do comitê de qualidade da instituição hospitalar, Jean Marcel Rosa.

A ONA é um órgão certificador, que avalia a excelência na qualidade e segurança assistencial de instituições de saúde e dos serviços prestados para a população em hospitais, ambulatórios, laboratórios e clínicas de saúde, entre outros serviços da área.

Os métodos de avaliação e certificação são padronizados e exigem diversos requisitos mínimos a serem preenchidos pelas instituições para que possam alcançar o selo ONA. O certificado ocorre em três níveis: “Acreditado”, “Acreditado Pleno” e “Acreditado com Excelência”.

A instituição médica tatuiana conquistou a “Acreditação em nível 1”. O selo mostra que o complexo hospitalar cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.

Para receber a certificação da organização nacional, o gestor do comitê de qualidade da Unimed Tatuí contou a O Progresso que o hospital passou por rigorosa avaliação, já que a certificação só é concedida às instituições que atendem aos critérios de segurança, estruturais e gestão.

Segundo Rosa, uma equipe da organização visitou o hospital em dois dias de auditoria, avaliando todas as atividades da instituição, desde a diretoria até aspectos estruturais e assistenciais.

“Depois dos dois dias de auditoria, conseguimos o selo bronze, com foco na segurança do paciente. Nosso objetivo agora é estruturar nosso hospital e continuar buscando melhorias para alcançar o padrão ouro, com a acreditação de excelência da ONA”, destacou o gestor.

Ele acrescenta que o selo bronze é o primeiro passo para que a instituição possa alcançar o nível de excelência. O certificado de nível um é válido por dois anos. Dentro deste período, são realizadas auditorias de manutenção a cada oito meses.

Para alcançar o nível 2, a organização precisa atender a dois critérios: cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo “de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”, também com certificado válido por dois anos.

Já no nível 3, a organização precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de excelência em gestão, “demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional”.

“O último certificado e válido por três anos conta com auditoria anual para manutenção do selo. Nós sabemos que vamos ter um trabalho muito grande para alcançar a excelência, mas vamos fazer iniciar um processo de amadurecimento até alcançar o nosso objetivo”, observou o gestor.

Rosa ainda ressaltou que o hospital Unimed Tatuí é um dos poucos centros médicos do estado de São Paulo acreditado pelo órgão certificador. “Isso representa um certificado de confiança para o paciente. Com o selo, ele pode ter certeza de que a instituição oferece o melhor”, ressaltou.

Durante a cerimônia – que também contou com apresentação musical de Julinho Nascimento -, os membros da diretoria da instituição hospitalar descerraram a placa de “Acreditação” da ONA, no hall de entrada do hospital.

“Cuidar é o que nos inspira, e esta acreditação é mais uma forma de continuar cuidando das pessoas”, declarou o vice-presidente, acrescentando que a diretoria trabalhará para dar continuidade no processo de certificação de excelência do hospital.

 

 

À esquerda, Jean Marcel Rosa e, à direita, Thyrso Menezes da Silva Junior, descerrando placa (foto: Diléa Silva)