Esse era o time brasileiro que, provavelmente, nossos avós curtiam na juventude. Em 22 de janeiro de 1939, essa formação venceu a Argentina no estádio do Vasco-São Januário, por 3 a 2, com gols de Adilson, Leônidas da Silva e Perácio. Era pela Copa Roca, uma disputa particular contra a Argentina, tradicional naqueles tempos, instituída pelo presidente argentino Julio Argentino Roca, em 1913.
Naquele 1939, o Brasil perdeu feio a partida na Argentina, por 5 a 1, e, na volta, ganhou, por 3 a 2, e, na prorrogação, fez 3 a 0, ficando com a Copa daquele ano.
A foto oriunda do jornal “Sport ilustrado”, do Rio de Janeiro, registra: goleiro Thadeu, Domingos da Guia, Perácio, Brandão, Zezé Procópio, Florindo, Carreiro, Romeu Pellicciari, Leônidas da Silva, Afonsinho e Adilson, comandados pelo treinador Carlos Nascimento (citado na anotação da foto).
A Copa Roca foi disputada até 1976, retornando em 2011, com a nova denominação Superclássico das Américas. São histórias da seleção brasileira.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade