Da redação
Para o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” deve contribuir para uma eventual elevação da cidade, reconhecida como MIT (município de interesse turístico), para estância turística.
Um dos materiais mais usados para divulgar os atrativos do município, segundo Sinisgalli, o guia pode ser um dos trunfos no próximo ranqueamento de MITs e estâncias turísticas, feito pela Secretaria Estadual de Turismo, permitindo que Tatuí possa receber a pontuação necessária para obter o novo título.
“No ranqueamento, com certeza, eles vão nos perguntar se possuímos esses materiais informativos e de divulgação, além de encartes e postais do município”, aponta.
Conforme o titular da pasta, a previsão era de que a Secretaria Estadual de Turismo divulgasse um ranqueamento atualizado no ano passado, porém, o trabalho acabou prejudicado pela pandemia. Ele aguarda que a listagem possa ser divulgada neste ano.
Recentemente, ao longo do mês de dezembro do ano passado, a secretaria municipal recebeu o terceiro lote de guias. Os exemplares são distribuídos em locais específicos da cidade para que os turistas conheçam os atrativos e a história tatuiana, além de opções de visitação, alimentação e hospedagem.
“É uma forma para que as pessoas que vêm à cidade possam ter um auxílio sobre onde estão os comércios com atendimento qualificado para o turismo, para saber um pouco da história da cidade, das praças e dos prédios históricos. Isso nos ajuda muito”, garante o secretário.
Publicado em parceria com o jornal O Progresso, a quarta edição do guia foi lançada em julho de 2019, junto à sétima edição da Feira do Doce, que aconteceu entre os dias 6 e 9, na Praça da Matriz.
O primeiro lote foi entregue à secretaria municipal, em 5 de julho de 2019, a tempo de ser utilizado na divulgação do município durante a festa.
Na semana seguinte, uma segunda remessa foi destinada para ser distribuída em feiras e eventos estaduais e nacionais dos quais a pasta participa. Sinisgalli informa terem sido entregues exemplares durante a 1a Semana Municipal de Turismo, realizada em setembro de 2019.
Na oportunidade, a maioria das distribuições ocorreram nos eventos de abertura, o 2o Encontro Municipal de Turismo, no dia 24, no espaço de eventos “Sala das Américas”, do Sítio do Carroção, e de encerramento, quatro dias depois, na Praça da Matriz, o “Turismo na Praça”.
O secretário lembra que exemplares foram disponibilizados em equipamentos turísticos e culturais do município, como no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (o CEU das Artes) e na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, além da prefeitura, hotéis e restaurantes.
O secretário lembrou que o material costuma ser distribuído a autoridades e artistas que passam pela cidade e aos turistas que procuram o órgão em busca de informações sobre o município.
“Quando alguma autoridade visita o município, normalmente montamos uma cesta com doces característicos e incluímos um exemplar do guia turístico”, informa Sinisgalli.
Ainda receberam unidades do material informativo os motoristas de Uber e taxistas, tidos como “guias turísticos da cidade”. “Com a nova remessa, faremos uma nova distribuição para eles. É muito interessante estes profissionais estarem utilizando o material”, ressalta.
De acordo com Sinisgalli, a parceria entre a prefeitura, através da pasta, ajuda a disseminar Tatuí. “O guia vem nos auxiliando desde o início da gestão da prefeita Maria José Vieira de Camargo. Sozinha, a prefeitura não iria conseguir fazer (o guia). Para nós, essa parceria é muito importante, e esperamos que se mantenha durante a gestão da prefeita”, conclui.