Da reportagem
No início deste mês, A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer recebeu um novo lote do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura, que está sendo distribuído junto às atrações do “Natal Encantado – Doce Natal”, para a divulgação do município.
Publicado em parceria com o jornal O Progresso de Tatuí, a sexta edição do guia foi lançada durante a Feira do Doce, em julho, que contou com a presença de cerca de 240 mil pessoas durante os quatro dias de evento na Praça da Matriz.
A publicação apresenta seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade.
O secretário municipal da pasta, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), enfatizou a parceria com o jornal, apontando que o conteúdo do guia é de grande valia, sendo que os visitantes da cidade podem, além de procurar por informações de pontos turísticos, saberem a história de Tatuí.
“É um material bem completo, que engrandece ainda mais a cultura e o turismo do nosso município”, comentou. Para ele, um momento como o período natalino, com ações que atraem grande público, contribui para que muitos tatuianos possam conhecer, por meio do guia, mais a fundo a parte histórica do município.
“O material é um guia de roteiro completo, que traz várias histórias de pontos turísticos da cidade, sendo uma ferramenta que só tem a contribuir para o turismo local”, salientou.
O secretário lembrou, ainda, que o guia de Tatuí Cidade Ternura também costuma ser distribuído a autoridades e artistas que passam pela cidade, quando realizam apresentações, e aos turistas, que procuram o órgão em busca de informações sobre o município.
“É uma ferramenta muito importante de divulgação, tanto gastronômica quanto turística no nosso município. Nós, da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgamos o guia de O Progresso de Tatuí em vários
espaços, no museu, nas secretarias, porque ele é importante”, conta o secretário.
“Também colocamos esse material nas cestas de doce que nós levamos para o governador do estado de São Paulo, para os secretários do governo, os deputados”, acrescentou.
Editado pela Empresa de Comunicação Tatuí Cidade Ternura, em parceria com o jornal O Progresso, o guia turístico possui um calendário de distribuição pontual, considerando as épocas de maior fluxo de visitantes na cidade.
Por esse motivo, tem o primeiro lote levado a público durante a Feira do Doce, o evento com maior número de turistas, no início de julho. Em seguida, reforça a distribuição durante os eventos de aniversário da cidade, em agosto, e, já no final do ano, aproveita o Natal para uma nova remessa ser levada gratuitamente aos visitantes e mesmo aos próprios tatuianos.
Ainda, outro volume é reservado para os demais eventos de maior relevância a serem promovidos durante o ano.
A gerente administrativa de O Progresso de Tatuí, Lívia Amara Rodrigues de Oliveira, observa também ser importante a responsabilidade do jornal no sentido de ajudar na divulgação de pontos turísticos e atrativos da cidade.
“Todo veículo de comunicação profissional tem uma função social, que é a de informar o cidadão. Lógico que sabemos que as notícias são aquilo que os leitores mais esperam, mas não é por isso que vamos deixar de fazer a nossa parte também na promoção do município”, salientou.
De acordo com a gerente, o guia começou a ser pensado há cerca de sete anos, durante uma reunião do Conselho de Turismo, em razão “da ausência de material à altura que a cidade merecia”.
A ideia, segundo ela, era que Tatuí pudesse divulgar de forma ampla os pontos turísticos, hotéis e gastronomia, além de contar a história da cidade.
“Sendo assim, tivemos a ideia de criar algo que pudesse contribuir de alguma forma, pois sempre acreditamos que o turismo pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas”, reforçou.
Quem tem pegado pela primeira vez o guia se surpreende com tantos pontos turísticos relacionados na cidade. No “Espaço do Doce”, que pela primeira vez integra o “Natal Encantado”, o material é distribuído gratuitamente.
A assistente de odontologia Marta Garcia Morais afirmou ter conhecido o guia de Tatuí no novo espaço, entregue por uma produtora de doces. Ela folheou algumas páginas e encontrou a história da Fábrica Santa Adélia. “Nossa, que saudade desse lugar!”, comentou.
“Meu pai trabalhou por muito tempo lá. E me lembro que, quando ele me levou para conhecer (a fábrica), eu me encantei. E mesmo hoje o local sendo um supermercado ainda tenho boas lembranças”, emendou.
Ela disse desconhecer a história da fábrica e comentou que iria sentar-se na Praça da Santa para lê-la, além de folhear as páginas da publicação, “superinteressante” para Tatuí.
O guia também está disponível pelo portal digital www.tatuicidadeternura.com.br Lá, os visitantes têm acesso ao conteúdo do impresso de forma virtual, além de reportagens com foco no turismo e na cultura local, produzidas pelo jornal O Progresso de Tatuí.
No portal, os visitantes também podem acessar o conteúdo por segmentos, facilitando o acesso do usuário.
“O portal traz as mesmas informações do formato em papel, porém, com as facilidades que a internet pode oferecer, como a divulgação diária das notícias sobre cultura da cidade. E, mais, a opção do link de pedidos via delivery. Uma opção oferecida àqueles que são clientes do portal, para facilitar a vida do leitor”, explica Lívia.
O objetivo, com a circulação escalonada do guia, é tanto divulgar, sobretudo, os atrativos locais para os visitantes quanto, em simultâneo, dinamizar ao máximo a visibilidade dos parceiros publicitários do guia turístico, que o figuram como anunciantes.
Em benefício ao anunciante, Lívia observa que divulgar as empresas da cidade no guia agrega valor a elas, “por estarem inseridas em um produto de qualidade, sério e que, há muito tempo, já ultrapassou as fronteiras do município”.
“Já recebi elogios de pessoas que vieram de outras cidades e disseram ter se interessado por Tatuí por meio do guia. Isso é um incentivo a mais para nós, que produzimos, tanto quanto para aqueles que se agregam a ele como parceiros”, conclui a gerente.
De acordo com pesquisa realizada pela pasta do turismo, no ano passado, aproximadamente 80 mil pessoas tinham visitado as atrações natalinas. Para este ano, segundo Buko, são esperadas perto de 100 mil pessoas durante os 23 dias de atrações.