Grupos de gestantes retomam com as atividades presenciais em Tatuí

Encontros buscam garantir melhor qualidade de vida às mulheres e bebês

Grupos de Gestantes retomam atividades nas unidades básicas de saúde (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A Secretaria Municipal de Saúde informou, na semana passada, o retorno das atividades presenciais dos grupos de gestantes nas unidades básicas de saúde e nas Estratégias Saúde da Família em Tatuí.

De acordo com a diretora de atenção básica, Marília Bernardo, a ação faz parte do programa de retorno gradual dos grupos educativos das unidades de saúde da secretaria municipal.

As atividades presenciais dos grupos de gestantes foram suspensas com o início da pandemia, em março de 2020, e começaram a voltar, gradualmente, entre os meses de fevereiro e março deste ano.

Segundo Marília, os grupos de gestantes são realizados em rodas de conversas com multiprofissionais que oferecem orientações diversas, que vão desde a gravidez até os cuidados com o recém-nascido.

Nestes grupos, as grávidas têm à disposição ações educativas, com temas sobre a importância do pré-natal; modificações corporais e emocionais; sintomas comuns na gravidez; alimentação saudável; cuidados de higiene; cuidados com as mamas; importância do aleitamento materno e atividade física.

Os encontros também abordam temas como sexualidade, benefícios legais aos quais a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o recém-nascido e importância dos acompanhamentos do crescimento e desenvolvimento da criança, além de outros temas escolhidos pelas próprias mulheres participantes.

“O objetivo dos encontros são a redução da mortalidade materna e infantil, assim como garantir uma melhor qualidade de vida às mulheres e bebês”, destaca a diretora de atenção básica.

Conforme Marília, as gestantes interessadas em participar dos grupos devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e se informar sobre o horário das atividades.

No final do mês de março, a Secretaria de Saúde já havia reativado o programa “Hiperdia”, que tem o intuito de cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos do município a fim de, por meio do cuidado especial, fazer um controle das doenças e garantir melhor qualidade de vida a eles.