Grupo de Jovens ‘APF’ comemora aniversário na paróquia Santa Cruz





A Paróquia Santa Cruz comemorou, no domingo, 24 de janeiro, o quinto aniversário do grupo de jovens Amigos pela Fé (APF), coordenado por Bruno Campos. A comemoração aconteceu com o intuito de reunir grupos de jovens de diversos bairros da cidade.

O evento contou com a presença de cerca de 180 pessoas, incluindo o pregador Marcos Pavel, o seminarista Lucas Augusto, os padres Leandro Fogaça e Marcos Donizetti de Souza, amigos, pais e demais grupos.

Após a missa, houve momento de pregação, dança, teatro, testemunho e adoração ao Santíssimo, além de homenagem ao coordenador do grupo, feita pelos próprios integrantes do APF. Segundo Campos, os próprios grupos convidados realizaram as apresentações de dança e teatro.

Na comemoração, os membros do grupo Vitor Gabriel, Talita Gonçalves e Ana Beatriz organizaram uma homenagem que emocionou o coordenador.  “Me senti muito reconhecido, e fiquei emocionado por tudo o que fizemos desde que assuminos a coordenação do grupo de jovens, em 2013”.

Campos lembra que, na época, os integrantes pensaram em terminar o grupo devido às dificuldades enfrentadas. “Porém, Deus mostrou que não era essa a vontade dele”.

Após as apresentações, a comemoração se encerrou com almoço e bolo para os participantes.

O APF se reúne todos os domingos e desenvolve dinâmicas, animações, leituras do evangelho, debates e momentos de orações. “Nosso objetivo é acolher o jovem, independente do seu perfil”, explicou Campos.

O grupo de jovens, atualmente com quatro ministérios – de dança, teatro, comunicação e música – foi criado no dia 23 de janeiro de 2011 e, atualmente, conta com cerca de 50 membros.

Para o coordenador, a responsabilidade é “desafiante” e prazerosa. “É algo muito satisfatório e apaixonante, pois mostrar e convencer o jovem de que ele tem capacidade de realizar seus sonhos, e principalmente junto com Deus, é maravilhoso”, comentou.

A Paróquia Santa Cruz foi criada em janeiro de 1971 e atende seis comunidades: Divino Espírito Santo (centro), Nossa Senhora Aparecida (Rosa Garcia), Santo Antônio (centro), São Roque (centro), Divino Pai Eterno (loteamento Santa Cruz) e São João Paulo 2 (loteamento Santa Cruz).

Desde janeiro de 2008, o padre Marcos Donizetti de Souza exerce o ministério na paróquia e tem como missão, “dar continuidade aos trabalhos realizados”.

A paróquia, ao longo dos anos, realizou “diversas conquistas”. Entre elas, destacam-se duas assembleias paroquiais, uma em 2009 e outra em 2012, a partir das quais as diretrizes discutidas e aprovadas têm sido colocadas em prática, “sempre respeitando a vontade da maioria, em benefício de todos”, explica o padre.

Nestas assembleias, foram definidas as construções das Igrejas de Santa Rita de Cássia e de Santa Terezinha do Menino Jesus, atualmente paróquias.

A realização de festas acontece visando, primeiramente, a evangelização, e não somente a arrecadação financeira, além do incentivo para que membros possam assumir responsabilidades nas diversas pastorais.

A paróquia se localiza no largo da Santa Cruz, 120. As missas são realizadas às 19h30, aos sábados, e às 8h30, 17h e 19h, aos domingos.

Os jovens do APF se reúnem na capela do divino, localizada na rua 15 de Novembro, 930, próximo ao Mercado Municipal, todos os domingos, das 10h às 12h30.

Quem tiver interesse em participar, é so comparecer ao local no horário marcado. “Agradecemos a todos por acreditarem nos “Santos de Calça Jeans”, e quero dizer que os jovens, além de serem o futuro da igreja, são o presente”, concluiu Beatriz.