Da redação
A Guarda Civil Municipal atendeu, entre segunda-feira da semana passada, 3, e terça-feira, 11, ocorrências de diversas naturezas. Durante o período, foram registradas operações de abordagem de 103 pessoas e 14 veículos.
Com relação a crimes, aconteceu a prisão de oito pessoas, dois quais sete são homens maiores de idade, e sete flagrantes, resultando em quatro ocorrências por tráfico de drogas (0,002 grama de maconha, 0,098 grama de cocaína e 0,003 grama de crack) e duas por violência doméstica, além de uma de estupro e uma de embriaguez ao volante.
Os 15 atendimentos com elaboração de boletins de ocorrência foram das naturezas: fiscalização em estabelecimentos (1), averiguação (4), apoio às instituições públicas (3), acidente de trânsito (3), ambiental (2), desinteligência (1) e danos ao patrimônio público (1).
No dia 3, a GCM deteve um eletricista de 30 anos, suspeito de tráfico de entorpecentes, no Parque San Raphael. Durante a ocorrência, os agentes encontraram um pino de cocaína no bolso do indivíduo e dois “kits”, totalizando mais 30 pinos da mesma droga, escondidos na cueca dele. O eletricista alegou estar vendendo entorpecentes para juntar dinheiro e poder ir embora do município.
O acusado, identificado como Fernando Chaves de Souza, recebeu voz de prisão, sendo levado ao Pronto-Socorro Municipal e, na sequência, à Central de Flagrantes, onde permaneceu à disposição da Justiça. No entanto, ele acabou solto após audiência de custódia.
Dois dias depois, os agentes receberam denúncia anônima informando que o sujeito estaria vendendo drogas pela rua Maria Odete Mariano de Sales e as escondendo em uma lixeira pública.
Segundo a GCM, os guardas identificaram que o indivíduo denunciado era Souza, encontrando quatro pinos e R$ 100 em um bolso dele. Na sequência, ainda foram localizados mais 12 pinos com o mesmo entorpecente, na lixeira indicada. Ele recebeu voz de prisão novamente pelo crime de tráfico de drogas.
O caso de estupro foi atendido na quinta-feira, 6. Um homem de 52 anos acabou detido, acusado de abusar sexualmente de duas adolescentes e uma jovem de 21 anos. O suspeito foi levado pela GCM à Delegacia de Defesa da Mulher.
Conforme a GCM, uma equipe foi acionada para ir a uma residência na vila Brasil, após uma das vítimas ter contato a uma parente que sofria abusos de um membro da família. As outras vítimas, que residem no mesmo bairro, também teriam afirmado sofrer abusos do mesmo homem.
De acordo com a GCM, a equipe conduziu as vítimas à DDM para prestarem declarações. A jovem relatou que sofria abusos do suspeito durante a adolescência. Os guardas abordaram o acusado no trabalho dele, levando-o à delegacia. Ele aguarda o inquérito policial em liberdade.
No dia seguinte, sexta-feira, 7, aconteceu a operação “Impacto”, por diversos bairros de Tatuí, Capela do Alto e Quadra. Com apoio do helicóptero “Águia”, da Polícia Militar, participaram da operação viaturas da PM e GCM de Tatuí, somando quase 50 policiais militares e 13 guardas municipais.
Conforme balanço divulgado, 111 pessoas foram abordadas e 17 veículos e 21 motocicletas, fiscalizados, resultando em 16 autos de infração de trânsito, um boletim por embriaguez, dois flagrantes de tráfico de drogas, duas prisões e um procurado capturado.
As equipes efetuaram 11 pontos de bloqueio, 35 pontos de visibilidade e dez pontos de “saturação”. Durante a ação, ainda foram recolhidas 44 gramas de cocaína, 96 gramas de crack e 700 gramas de maconha.
A GCM deteve um padeiro de 54 anos, no sábado, 8, acusados de embriaguez ao volante. O indivíduo se envolveu em uma colisão com uma caminhonete no largo Santa Cruz. Após ser abordado e levado ao PS, ele confessou que havia bebido oito “garrafinhas” de cerveja.
Segundo o boletim, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do padeiro está vencida e ele já possui passagem criminal por embriaguez. Ele foi solto após pagar fiança de R$ 1.000 e a moto, entregue a um familiar dele.
Após receber uma denúncia anônima, na noite de terça-feira, 11, a GCM prendeu um rapaz de 21 anos, suspeito de tráfico de entorpecentes, no Jardim Santa Rita de Cássia. Com ele, os guardas apreenderam 82 porções de cocaína, tipo “Aricanduva”.
O acusado, Moisés Cordeiro Costa, foi levado ao Pronto-Socorro Municipal e, em seguida, ao plantão policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.