GCM ganha 7 viaturas e terá mais guardas





AC Prefeitura

Guarda Municipal apresentou novos veículos em desfile cívico

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) está prestes a ganhar reforço. É o que anunciou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. Segundo ele, a corporação contará com sete novos veículos e terá o efetivo aumentado em mais 19 guardas.

Manu apresentou os veículos durante o desfile cívico em comemoração aos 188 anos de Tatuí. O evento aconteceu na rua 11 de Agosto, na manhã de segunda-feira, 11, contando com participação de 60 agremiações da cidade e região.

A Guarda terá à disposição quatro Chevrolet Spin, dois Renault Duster e uma Fiat Palio Weekend Adventure. Os veículos serão utilizados no patrulhamento de área, pela Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e pelo grupamento ambiental, respectivamente.

“A intenção é de dar reforço para a GCM, também com mais guardas. Vamos aumentar o nosso efetivo em 19 homens, uma surpresa que a gente quer, a partir deste ano, fazer para a corporação”, disse Manu.

Conforme o prefeito, os novos guardas (homens e mulheres) já realizaram os exames de admissão. Os aspirantes estão apresentando, ao longo do mês, documentos e aguardam a oficialização da contratação. “Eles já estão aptos para ingressar e para fazer o treinamento para, depois, irem a campo”, comentou.

Manu afirmou que a ampliação do efetivo da GCM e o investimento nos novos veículos estão dentro do plano de investimento na área da segurança pública. O prefeito destacou que o município tem “crescido muito” e alegou que a Prefeitura tem, cada vez mais, assumido o papel que deveria ser do Estado.

“Infelizmente, não temos o investimento que precisa ser feito na segurança. Nós sofremos, aqui, com isso. Há uma falta de contingente policial (referindo-se às polícias Militar e Civil). Mas é algo que acontece em todo o Estado”, falou.

Para “driblar a adversidade”, Manu afirmou que o Executivo mantém estreito relacionamento com os comandos das corporações e que a GCM atua em parceria. “Nós fazemos a nossa parte. Estamos melhorando a Guarda, reequipando, dando condições cada vez melhores de trabalho”, afirmou.

Ele também declarou que os investimentos dão prosseguimento à “nova fase da GCM”. Ela inclui a “troca de comandos”, com a entrada do delegado Onofre Machado Júnior (como diretor do Departamento Municipal de Segurança Pública), e do sargento Doraci Dias de Miranda (novo comandante).

O prefeito afirmou que Junior e Miranda “são pessoas capacitadas” e agradeceu o trabalho desenvolvido pelo ex-comandante da corporação, Adriano Henrique Moreira. “Ele continua integrando a nossa base. Agora, está no trânsito”, falou.

Manu disse, também, que os novos responsáveis pela segurança pública têm feito “um trabalho muito efetivo” no combate à criminalidade. Conforme ele, por conta da ação de Júnior e Miranda, haverá redução nos índices.

“Vamos diminuir mais com essa nova leva (de 19 anos guardas) e, com certeza, vamos conseguir trazer a resposta que a população tanto quer e precisa”, disse.

Frota ampliada

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura destacou que as novas viaturas chegam para renovar parte da frota da Guarda. A corporação dispõe de 29 veículos, entre carros e motos, e efetivo de 139 pessoas. Com os 19, passará para 158.

Ainda conforme a assessoria do Executivo, os veículos utilizados no serviço de segurança precisam estar sempre revisados e com a devida manutenção. De acordo com o setor de comunicação, é preciso cuidado, pois “o desempenho é extremamente necessário para esse tipo de atividade”.

“A administração segue corretamente as recomendações do fabricante dos veículos e, com o passar do tempo, eles apresentam um desgaste elevado, tornando-se natural a necessidade de renovação da frota”, disse Júnior, por meio da assessoria.

Os novos veículos servirão de apoio para “todas as ações da Guarda, desde o atendimento mais simples ao mais complexo”. “Precisamos que esses veículos possam responder de maneira eficaz às mais variadas modalidades de ocorrência, por isso, devem ser constantemente revisados e substituídos”, disse Manu.

Em nota, o comandante da GCM afirmou que a renovação da frota é fundamental. Segundo ele, em muitos casos, os guardados e, consequentemente, os carros empregam limite extremo para combater a criminalidade.

“Estamos gratos pelo cuidado demonstrado pelo prefeito para com a Guarda, envidando todos esforços para o aprimoramento dos serviços prestados pela corporação e pela preocupação constante com a segurança da população”, declarou Miranda, no material repassado pela assessoria do Executivo.