Garagem & Cia. volta aos palcos para apresentação de Sacra Folia

1793
Espetáculo Sacra Folia será apresentado neste sábado e domingo, no teatro do CEU das Artes (foto: divulgação)

A Trupe Garagem & Cia. volta aos palcos, após “alguns meses de espera”. O grupo retorna com nova temporada do espetáculo Sacra Folia. A apresentação programada para os dias 31 de março e 1o de abril, sábado e domingo, respectivamente, marca o início da agenda de compromisso dos atores.

Nos dois dias, as sessões têm horário previsto para começar às 19h. As apresentações acontecem no teatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, localizado no Boqueirão.

A peça em forma de auto (um texto escrito em redondilhas e que visa a satirizar pessoas) já viajou para quatro cidades. Neste ano, o grupo prepara-se para inscrever a história para apresentação em um dos festivais de teatro do interior.
Conforme a assessoria, a trupe não parou de trabalhar em projetos. Desde dezembro do ano passado, o grupo realizou inscrições em festivais. Além disso, promoveu a seleção de elenco para apresentações de novos e antigos espetáculos.

Em função da efervescência, a diretora do grupo, Paula Fernanda, sugeriu uma pausa. Com isso, a trupe ganhou tempo para focar na reestruturação das atividades.

“Era necessário voltar à ativa, apresentando teatro para o público que nos acompanha. Assim, a trupe resolveu voltar preparada e com tudo pronto em uma nova fase”, cita-se em material de divulgação das novas sessões do espetáculo.

O produtor do grupo, Cesar Santos, destacou que a encenação consiste em uma alternativa de lazer para quem passar o fim de semana da Páscoa em Tatuí. Segundo ele, o espetáculo é um complemento à temática religiosa do feriado.

“É uma forma de ‘aquecer os músculos adormecidos do espetáculo’ que esteve parado (sem apresentações) desde dezembro de 2017”, acrescentou o produtor.

Sacra Folia conta com o total de 13 integrantes. Compõem o elenco do espetáculo: Cesar Santos, como João Teité; Josué Laranjeira, na pele de Matias Cão; Mat Kaytan, interpretando Maria; Jean Oliveira, como José; Kaique Cabral, no papel de Boracéia; Marcelo Ferraz, como Herodes; e Paula Fernanda. Além de diretora do espetáculo, Paula atua como Mateúsa na peça.

Participam da peça, ainda, Iuri Proença, na percussão, Magali Ribeiro, no violão, Daniel Botelho, no saxofone, e Francisco Vidal, no violão. A iluminação fica a cargo de Jenyffer Lisboa.
Sacra Folia aborda, de forma cômica e profana, a história da Sagrada Família. A peça traz Maria, José e o menino Jesus para o Brasil, onde eles se perdem.

Depois de fugirem do Egito, os três chegam ao sertão nordestino. Lá, se veem obrigados a aceitar a ajuda de João Teité e Matias Cão. Em meio a trapalhadas e aventuras, Tieté e Matias levam a Sagrada Família para Belém do Pará.

Após Tatuí, a companhia tem participação confirmada no 4o Festival Nacional de Teatro Carpe Diem, em Salto. Neste ano, o evento tem como questão principal o folclore e a cultura brasileira. A Trupe pretende, ainda, retomar apresentações dos espetáculos de maior sucesso, como “Quem Casa Quer Casa”, de Tatiana Belinky, e “Magia de Deus – a esperança”, com adaptação de Cesar Santos.

Em maio, o grupo prepara o lançamento de novo espetáculo em processo de montagem.