Fundo Social reativa ônibus, inclui projeto pedagógico e nome ‘alegre’

341
Publicidade





Cristiano Mota

Veículo adaptado percorrerá bairros e desenvolverá atividades lúdicas e pedagógicas com crianças

 

Com visual, nome e dinâmica de trabalhos novos, o ônibus itinerante criado pelo Fundo Social de Solidariedade retomou atividades. O veículo adaptado para desenvolver brincadeiras com crianças nos bairros teve apresentação na manhã de sábado, 31 de agosto, na Praça da Matriz.

Iniciado às 10h, o evento ficou a cargo da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, e do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

Publicidade

Em discursos, os dois cumprimentaram autoridades e destacaram a importância da parceria com o grupo Rontan/FBA (Fundição Brasileira de Alumínio) – responsável pela reforma do ônibus.

O veículo ganhou “roupagem externa” (pintura) e brinquedos novos. Também mudou de nome, de “ônibus de brinquedo itinerante” passou a se chamar “Brinquedo Bus”, e incluiu projeto pedagógico.

“Nós chamamos uma antiga dirigente de creche que, junto com duas das nossas conselheiras (uma pedagoga e uma psicóloga), para desenvolvê-lo”, explicou a primeira-dama.

Ana Paula disse que o objetivo da ação é trabalhar ações educacionais em paralelo às brincadeiras. “Todo ano, nós vamos mudar a temática”, afirmou. O primeiro tema a ser aplicado às atividades é “valores e meio ambiente”.

“Nós vamos passar isso para as crianças, através das brincadeiras que o ônibus vai levar até os bairros”, informou à reportagem a presidente do Fundo Social.

Conforme ela, a ideia é que o veículo permaneça entre 10 e 15 dias nas localidades. As atividades serão realizadas sempre perto de unidades educacionais, como creches, pré-escolas e Emefs (escolas municipais de ensino fundamental).

Ana Paula citou que o Fundo Social planejou as mudanças no sistema de trabalho do ônibus por conta da alteração do visual do veículo e para marcar a reativação das atividades. A caracterização ficou a cargo da Rontan Eletrometalúrgica.

“Agradecemos bastante à empresa. Queríamos uma coisa bem colorida, que chamasse a atenção. Ele é como se fosse um ‘Lego grandão’. É um ônibus de brinquedo, realmente”, falou.

O prefeito também destacou a parceria com a empresa tatuiana para a reforma do veículo. Manu citou que a Prefeitura contribuiu para a reativação do ônibus.

“A empresa realizou a benfeitoria, fez toda a reforma e equipou. Nós demos outra característica para o ônibus, que não é só um veículo que tem brinquedos. Além da parte lúdica, vamos ter novidades”, prometeu.

O Brinquedo Bus ganhou biblioteca e outras atividades recreacionais. As duas primeiras aconteceram já no dia 31, após a cerimônia de apresentação do ônibus. Houve contação de história, às 12h, e oficina de desenho com o artista plástico Bruno Venâncio, a partir das 14h.

Criado pelo Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica, o nome do ônibus é uma mistura do português com o inglês.

Conforme o prefeito, é uma maneira que o Executivo encontrou de dar “uma característica mais moderna” ao veículo. “É um nome diferente, alegre, criado para alegrar mais um pouco a vida das crianças”, argumentou.

Manu agradeceu, ainda, os representantes do grupo Rontan/FBA que acompanharam a reinauguração do projeto. Entre eles, João Carlos Bastos, Clóvis José de Camargo, Clóvis Francisco Paulino e Luciana Fernanda Saroba.

Também estiveram no evento os vereadores Rosana Nochele Pontes, Alexandre de Jesus Bossolan e Antônio Marcos de Abreu. Este último discursou em nome do presidente da Câmara,Osvaldo Laranjeira Filho.

Abreu afirmou que o veículo representa projeto “muito importante para a cidade e para as crianças”. O parlamentar disse que o equipamento possibilitará “ensinamentos e orientações com relações a temas fundamentais”.

Destacou a temática deste ano e parabenizou o prefeito e a primeira-dama. Disse, por fim, que Manu poderá continuar contando com apoio da Câmara.

Em discurso, o prefeito ressaltou o apoio recebido pela indústria local para a reformulação do veículo e afirmou que o ônibus não “estava em condições de uso”.

“A Rontan não mediu esforços, e está entregando essa bela conquista, mais uma vez desempenhando esse fator social na comunidade da nossa cidade”, falou.

Manu também salientou a importância do grupo empresarial para o município e afirmou que as duas empresas (Rontan e FBA) empregam, juntas, quase 4.000 funcionários.

Ainda manifestou apoio aos representantes do grupo. “Tenham certeza que nós, da Prefeitura, vamos estar sempre junto a vocês para poder ampliar, melhorar e dar condições”, prometeu.

Como apoio, citou o recapeamento da rodovia Mário Batista Mori (SP-141) – o início das obras aconteceu em evento no dia 23 do mês passado, com presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Manu também afirmou que o Executivo atua para trazer novas melhorias voltadas ao desenvolvimento das empresas. Entre elas, destacou a criação de dispositivo de acesso na rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127).

O prefeito ainda elogiou o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social e disse que ele “está andando com as próprias pernas”.

“O Brinquedo Bus leva não só um novo nome, mas uma característica nova. Além da parte da diversão, ele tem um projeto pedagógico bolado pelas conselheiras. Deus faz tudo no tempo certo. O tempo que ficou para reformar, foi o tempo de desenvolver o projeto”, encerrou.


Publicidade