FPB divulga rivais do Basquete Tatuí no Paulista da 1ª Divisão

Equipe local inicia busca pelo ‘tri’ a partir do mês de agosto

Equipe tatuiana comemora a conquista (foto: Lívia Machado e Juninho Oliveira)
Da redação

O Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí já conhece os futuros adversários na disputa do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão, que terá início no próximo mês. Nesta semana, a FPB (Federação Paulista de Basketball) divulgou as seis equipes participantes da edição de 2022 da competição estadual.

A estreia do “Basquete Tatuí” será no dia 21 de agosto, um domingo, diante da FR/Semelp Pindamonhangaba, em local a ser definido. Até o momento, a federação ainda não divulgou a tabela completa da fase classificatória.

Neste ano, além da agremiação tatuiana e do time de Pindamonhangaba, a competição ainda reúne a Associação Atlética São Caetano, América/Unirp/Smel Rio Preto, Memorial/Fupes/Santos e Votorantim Basket.

Na primeira fase do “Paulista da 1ª Divisão”, as seis equipes se enfrentarão entre si, em turno e returno. Ao término dessa etapa, as quatro equipes com as melhores campanhas se classificarão à etapa eliminatória.

A FPB já anunciou que o título será definido em “play-offs”, mas ainda não divulgou se os confrontos decisivos ocorrerão em sede única ou em jogos de ida e volta na “casa” de cada equipe. O campeão garantirá uma vaga no Campeonato Estadual da Divisão Especial A1 Masculina 2023.

O Basquete Tatuí é bicampeão e, em 2022, tenta o terceiro título de forma consecutiva no Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão. No ano passado, os atletas e a comissão técnica puderam soltar o grito de “campeão”, ao lado da torcida, no Ginásio “Manoel Soares”, do Clube de Campo.

A campanha vitoriosa mais recente no campeonato promovido pela FPB teve início em 25 de setembro do ano passado. A equipe profissional tatuiana disputou 14 partidas, vencendo dez e anotando 943 pontos – com média de 67,3 por jogo.

No primeiro turno da fase inicial, foram três triunfos e um revés: vitória de 78 a 53 na estreia, contra a FR Semelp/Pindamonhangaba; vitória de 88 a 59 sobre o América/Unirp/Smel Rio Preto; derrota de 90 a 62 diante do Webby Basquete Assis/LBC; e triunfo de 55 a 51 contra a LSB.

No returno, o Basquete Tatuí havia perdido do time de Pindamonhangaba por 88 a 81, no entanto, conseguiu recuperar-se, vencendo, na sequência, América/Unirp/Smel Rio Preto e Webby Basquete Assis/LBC, por 92 a 59 e 77 a 58, respectivamente.

Com esses resultados, o Basquete Tatuí e a LSB se enfrentaram na última rodada, disputando a melhor campanha na fase inicial. Na ocasião, o time tatuiano venceu “fora de casa” por 76 a 68, garantindo o direito de disputar as partidas eliminatórias decisivas no município, com a presença de torcedores tatuianos.

Conforme o regulamento elaborado pela FPB, a etapa eliminatória do torneio foi disputada em formato de “play-offs”, em melhor de três jogos. Para avançar à decisão, o time tatuiano teve de passar pelo FR Semelp/Pindamonhangaba nas semifinais.

Em Pindamonhangaba, os adversários derrotaram os atletas locais por 62 a 52. Com apoio dos torcedores, o Basquete Tatuí venceu os rivais por 61 a 55, forçando o terceiro jogo. No duelo decisivo, a vitória tatuiana foi pelo placar de 53 a 45.

A mesma necessidade de vitórias, na segunda e terceira partida, aconteceu na decisão diante da LSB, após os sorocabanos vencerem a primeira partida, em casa, por 65 a 54.

Na segunda partida da série, cerca de 400 pessoas ocuparam as arquibancadas do ginásio do clube campestre para acompanhar a vitória tatuiana. Ao término do confronto, o placar foi de 65 a 48, favorável ao Basquete Tatuí.

Na terceira e última partida, mais de 600 tatuianos estiveram no ginásio acompanhando uma disputa bastante parelha. A finalíssima esteve empatada até os instantes finais, quando o ala Neto anotou os últimos dois pontos, que garantiram a vitória, por 49 a 47, e o bicampeonato ao Basquete Tatuí.

A equipe campeã, comandada pelo atleta e técnico William Drudi, é formada pelos jogadores Castellon, Juliano Armani, Felipe Taddei, Paulão, Neto, Emanuel Cardoso, Apolinário, Tognozzi, Elivelton dos Santos, Soares, M. Souza e F. Souza.