Acostumado a curtir fotos de futebol, exercitando minha curiosidade em observar detalhes e curiosidades deste esporte tão praticado, separei essa raridade mostrando o Botafogo, chamado carinhosamente de “O Glorioso” pela sua fantástica e fanática torcida do Brasil inteiro.
Registrada em 1956, antes de um jogo no ainda jovem estádio do Maracanã, mostra a formação, em pé: Orlando Maia (depois jogou por aqui, no XV de Piracicaba); Amauri, que revezava com Adalberto no gol alvinegro, antes da chegada do inesquecível Manga, que ficaria no posto por mais de uma década; Tomé; Nilton Santos; Bob e o fabuloso Bauer, chamado de “O Monstro do Maracanã” na Copa de 1950, ele que havia deixado o São Paulo e, em 1957, iria atuar na Portuguesa de Desportos. Agachados: Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, João Carlos e Rodrigues, outro paulista que defendeu também o Fluminense.
A foto é diferenciada porque, dificilmente naqueles tempos, os clubes jogavam com seu uniforme alterado. O Botafogo está com calções brancos diferentes dos tradicionais negros, além das meias listradas, que, usualmente, também eram negras.
Hoje em dia, as variações são constantes. Imagina ver um Palmeiras com camisas berrantes, tipo cor “marca texto”; ou um Fluminense com camisas alaranjadas e outras composições estranhas; como exemplo, ver o Santos, do tradicional e imaculado uniforme totalmente branco, entrar no gramado com calções negros, ou, até, pasmem, de azul, lembrando mais o grande Cruzeiro.
O Flamengo dificilmente saia do tradicional, com camisas rubro-negras e calções brancos. Nenhum de seus tradicionais adversários tinha uniforme parecido, a não ser o Atlético Paranaense, Sport Club Recife e Vitória, mas que dificilmente se enfrentavam. Ainda não existia um campeonato que englobasse o país por inteiro. São curiosidades do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade