Festa da Padroeira de Tatuí terá a 2ª edição da ‘Caminhada da Fé’

31
Primeira edição da peregrinação teve mais de 240 participantes (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A segunda edição da Rota Turística e de Peregrinação “Caminhada da Fé” de Tatuí será promovida no dia 5 de dezembro, às 5h, como parte da programação das festividades em comemoração ao Dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição – celebrado em 8 de dezembro.

O anúncio foi feito pelo secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, na quinta-feira, 11, após reunião no Centro Cultural de Tatuí, com o pároco e reitor da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Élcio Roberto de Góes.

O santuário inicia as festividades em comemoração ao Dia da Padroeira na terça-feira, 30 de novembro, e segue até o dia 8 de dezembro, com uma programação religiosa diferenciada.

Conforme Sinisgalli, a reunião definiu todos os preparativos para a realização de mais uma edição do roteiro turístico e contou com a participação o pároco da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Fátima, padre Alcides Piquilo, e do turismólogo da SECTLeJ, Rafael Halcsik Coutinho.

A Rota Turística e de Peregrinação “Caminhada da Fé”foi lançada no dia 3 de outubro deste ano, como parte das atividades da 3ª Semana Municipal de Turismo, e registrou a participação de mais de 240 pessoas.

Publicidade

O projeto, elaborado pelo Santuário e estruturado pela prefeitura, por meio da SECTLeJ, com apoio do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur) e do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana, tem como ponto de chegada o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santuário.

Sinisgalli destaca que o projeto é permanente (placas de sinalização foram instaladas por todo o percurso, permitindo que as pessoas possam percorrê-lo em qualquer época do ano), contudo, a intenção da secretaria é realizar o roteiro em todas as datas festivas, reunindo os tatuianos.

O trajeto tem 20 quilômetros e duração aproximada de cinco horas, entre a Praça da Matriz e o Santuário Nossa Senhora de Fátima, passando pela travessa dos Pracinhas, descendo a rua 15 de Novembro até a rodoviária e seguindo pela avenida Firmo Vieira de Camargo até o supermercado São Roque.

Depois, sobe a rua Francisco Pereira de Almeida, que passa em frente ao Lar São Vicente de Paulo (asilo). Continua pela rua 7 de Setembro até a rua Licínio Alves da Cruz, passando pela Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Da rua Antônio Tricta Júnior, segue até a Chiquinha Rodrigues, que dá acesso à “ponte do Jardim Lírio”, terminando, assim, o percurso urbano da “Caminhada da Fé”.

Já na estrada vicinal Moisés Martins (do distrito de Americana), o caminho segue até a Capela de São João do Bemfica e passa pela represa do local. De lá, os peregrinos percorrem por vias de terra até a entrada da estrada que liga Tatuí a Iperó, seguindo pelo bairro dos Mirandas até o santuário.

“São cerca de cinco horas de caminhada. Por isso, nós indicamos que os caminhantes levem uma mochila pequena com uma garrafa de água, uma fruta, bolacha, pão ou qualquer alimento, além de usar roupas e calçados confortáveis. Também recomendamos o uso de boné, chapéu ou viseira e protetor solar”, orienta o secretário.

Para participar da Caminhada, é obrigatório o preenchimento de um formulário de inscrição pelo do link https://www.tinyurl.com/uyrxxtue. Ao finalizar a caminhada, o peregrino também pode solicitar um certificado de participação, através do link https://tinyurl.com/49nfjdct.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome