‘DMU’ implanta ação experimental de urbanismo tático na área central

Projeto-piloto está no cruzamento da rua Prudente com a Capitão Lisboa

45
“Urbanismo Tático” permite ao pedestre atravessar a rua de forma mais segura (foto: Divulgação DMU)
Publicidade
Da reportagem

O Departamento Municipal de Mobilidade Urbana está implantando um projeto-piloto chamado “Urbanismo Tático”nas ruas centrais de Tatuí, com o objetivo de promover a segurança no trânsito.

De acordo com o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Yustrich Azevedo Silva, a ação experimental faz parte do projeto “Tráfego Calmo”, que envolve uma série de mecanismos físicos para possibilitar que aqueles que estão se locomovendo a pé em regiões específicas da cidade tenham o “deslocamento priorizado”.

“O programa Tráfego Calmo nasceu da necessidade de se desenvolver aparatos que contribuam para o respeito no trânsito. A ação consiste na implantação de um novo desenho urbanístico para melhorar o convívio entre os veículos e os pedestres”, explicou o diretor.

O primeiro ponto a receber a ação experimental é o cruzamento da rua Prudente de Moraes com Capitão Lisboa. No local, o DMU promoveu o alargamento da calçada, por meio da instalação de pneus pintados – que estão sendo reutilizados como vasos – e uma pintura diferenciada no solo.

“Com o programa, o DMU utiliza os materiais que tem em mãos – como pneus que seriam descartados – para alargar a calçada, ajudar na redução da velocidade e no respeito ao pedestre”, ressaltou Silva.

Publicidade

O diretor aponta ter escolhido o local para instalação do projeto-piloto a partir de um acidente ocorrido no cruzamento. O condutor que vinha pela rua Prudente de Moraes não obedeceu a parada obrigatória no cruzamento e acabou colidindo com um motociclista que estava na preferencial dele, na Capitão Lisboa.

“Eu já estava estudando a ideia de fazer o projeto na cidade e, quando vi um vídeo mostrando o acidente de trânsito, isso acabou me alertando para começar logo. Assim, coloquei a ação em prática e escolhi o local para o projeto-piloto”, contou.

Segundo Silva, a ação traz diversas mudanças para o trânsito. Uma delas é permitir ao pedestre atravessar a rua de forma mais segura, realizando o trajeto em menos tempo, em razão da diminuição do espaço. Além disso, o diretor ressalta que os veículos tendem a transitarem menor velocidade quando chegam ao local.

Silva afirma que a implantação do modelo de urbanismo “já rende frutos na região central da cidade e está sendo muito elogiado pelos pedestres e pelo comércio local, pois, além de gerar mais segurança, também melhora o paisagismo da região”.

“É uma forma de fazer intervenções urbanas a baixo custo, utilizando material descartável, como o pneu. A proposta é, por meio desta experiência, promover uma mudança comportamental de pedestres e condutores, objetivando a diminuição de acidentes de trânsito”, explica diretor.

Conforme Silva, a partir da instalação do primeiro ponto da ação e dos “bons resultados”, novas localizações devem receber o “Urbanismo Tático” no município. O DMU deve trabalhar na instalação de novos pontos nas próximas semanas.

Silva aponta que a intenção é implantar o dispositivo com pneus, ainda neste mês, no cruzamento das ruas Coronel Aureliano de Camargo com a Juvenal de Campos, nas proximidades da Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí).

“Outros pontos da cidade, incluindo estabelecimentos comerciais, notaram o resultado do projeto no cruzamento da rua Prudente de Moraes com a rua Capitão Lisboa e procuraram o DMU para pedir a instalação em busca da melhoria na segurança no trânsito, e nós já temos uma série de outros locais que devem receber a ação”, concluiu.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome