‘Exterioridades’ segue em cartaz como atração no MHPS até dia 25





Fruto de pesquisas poéticas, gravuras em metal feitas por seis artistas plásticas compõem a exposição “Exterioridades”. A mostra coletiva segue em cartaz no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) até o último sábado deste mês, dia 25.

Aberta a visitações desde o dia 14 de maio, “Exterioridades” conta com trabalhos das artistas Anna Leite, Ana Takeda, Cida Katsurayama, Katia Salvany, Vera Parente e Helena Freddi. Esta última, assina a curadoria do trabalho. Todas compareceram à “Casa de Paulo Setúbal” por ocasião da abertura.

O evento contou com apresentação do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Na ocasião, os músicos executaram composições do erudito e popular. O grupo tem como objetivo estimular a composição de novas obras, incentivar a formação de público para os mais variados estilos e popularizar a percussão agregando características performáticas e de dança.

Composta por gravuras, a exposição propõem a reflexão sobre a arte de viver. As artistas utilizaram imagens em ilustração como suporte que permite “investigações e hibridações técnicas”. O resultado são trabalhos que variam em tamanho, forma e técnicas, segundo a singularidade de pesquisas poéticas.

Para as artistas, a materialização das obras em gravuras é “um dado construtor do significado pretendido”. A intenção é “evidenciar a exterioridade”.

Produzidas em grandes formatos, as gravuras são feitas em metal. A proposta é apresentar em diferentes formas e linha de pesquisa “a aventura humana do viver”. Antes de Tatuí, “Exterioridades” já excursionou por outros locais.

A mostra coletiva teve apresentação no Museu de Arte de Joinville, em Santa Catarina. Os trabalhos das artistas ficaram expostos no mês de junho de 2015.

Neste mês, eles podem ser vistos na sala de exposições temporárias do museu, situado à praça Manoel Guedes, 98, no centro. O horário de visitação é de terça a sexta, das 8h30 às 18h, e sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.