Estudantes do ensino fundamental participam dos Jogos Escolares de Tatuí

Abertura aconteceu na segunda-feira e contou com cerca de mil pessoas

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares no XI de Agosto (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Cerca de mil pessoas, entre alunos e profissionais das escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal, estiveram reunidos no ginásio de esportes do clube XI de Agosto na manhã da segunda-feira, 9, para a cerimônia de abertura da quarta edição dos Jogos Escolares de Tatuí.

O evento, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, “foi marcado pela vibração positiva de competição e congraçamento, aliada ao espírito esportivo, por apresentações culturais de dança e por homenagens que emocionaram o público”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.

Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, estiveram presentes a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio; e o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko).

Também presentes o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; as supervisoras do ensino fundamental I e II, Jocilene Vioto e Talita Camargo Albiero Facella; além de demais supervisores, diretores e coordenadores das unidades escolares.

Na abertura do evento, Buko comentou que “o esporte é uma grande ferramenta de transformação na vida das crianças e dos adolescentes”. “Ele passa muito valor, respeito, disciplina, e isso a gente tem que levar para a nossa vida, pois é uma ferramenta poderosa de transformação de vidas”, acrescentou.

As modalidades dos jogos incluem, para o ensino fundamental um, atletismo (lançamento de pelota corrida de 50 metros e salto em distância), basquete, queimada, dama, xadrez e cabo de guerra.

Já para os estudantes do ensino fundamental dois, são as modalidades de atletismo (lançamento de pelota, corrida de 75 metros, 100 metros, 200 metros, 400 metros, revezamento 4×100 e salto em distância), basquete, queimada, dama, xadrez, cabo de guerra, minibol, tênis de mesa, jogos eletrônicos, boliche e shootout.

Segundo Buko, as faixas etárias são separadas e algumas regras, diferenciadas, com os alunos vivenciando as mesmas modalidades. “Nós mudamos as regras para que o fundamental um seja um pouco mais recreativo”, declarou.

“Já o fundamental dois joga dentro das regras dos verdadeiros jogos. Mas, achamos importante que o fundamental um esteja, para que as crianças peguem o gostinho de participar”, completou.

A recepção ficou por conta do Trio Bravo, que marcou a entrada das escolas e suas delegações com música. Em seguida, um momento de silêncio foi feito em memória ao professor Marco Antônio Orsi, do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam).

O evento também contou com apresentações culturais de dança, com as líderes de torcida (cheerleaders) do Nebam, comandadas por Emily Barros da Costa, ao som da música “Happy”; e com a coreografia “Segue o Ritmo”, do Corpo Artístico do Ballet Municipal, sob a orientação da professora Andréa Luise Santos Oliveira.

Os juramentos dos atletas e dos juízes foram conduzidos pela aluna Yasmin Caroline Soares, da Emef “Prof.ª. Maria Helena Machado”, e pelo árbitro Luiz Eduardo Hessel, respectivamente.

Além disso, no final do evento, houve revezamento da tocha e o acendimento da “pira olímpica”, conduzindo para o encerramento da cerimônia ao som do tema da “Champions League” (torneio de futebol da Europa), entoado pelo Trio Bravo.

Homenageados

Representando os profissionais de educação física da rede municipal de ensino, dois professores foram homenageados com vídeos: Lodimar Antônio Milkeviecz, da Emef “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo”, e Rosana Godoy, da Emef “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”.

Nascido em Chapecó, Santa Catarina, Milkeviecz iniciou a carreira esportiva aos 12 anos, nos jogos escolares da cidade natal. Desde então, desempenhou carreira como atleta profissional. Em 2010, ingressou como professor efetivo de educação física em Tatuí e, desde 2022, dedica-se ao projeto de handebol dele.

Rosana Godoy é formada pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso), tem como “hobby” andar de bicicleta e jogar vôlei. Trabalha há 17 anos na rede municipal de educação, “ensinando a importância da atividade física e inspirando os alunos a manterem uma vida saudável”, conclui a assessoria.