Estrada vicinal de Tatuí a Iperó terá obra de recuperação, anuncia Doria

Serviço faz parte da segunda etapa do programa “Novas Estradas Vicinais”

73
Programa “Novas Estradas Vicinais” prevê a recuperação da vicinal Tatuí a Iperó (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

Mais investimentos para a área de infraestrutura estão previstos para ocorrer no município ainda neste ano. Conforme anunciado pelo governo do estado, a cidade é um das contempladas pela mais recente fase do programa “Novas Estradas Vicinais”.

Os serviços incluem a recuperação da vicinal Olívio Teixeira, que liga Tatuí a Iperó, em uma extensão de 12 quilômetros, a partir do quilômetro 21,95 da rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141). O valor estimado da obra é de R$ 8.046.306,26.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria na segunda-feira, 14, durante a cerimônia de lançamento da segunda fase do programa, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Esta etapa do projeto contemplará mais 140 vias, com 1.531 quilômetros de recapeamento. O investimento total será de R$ 1,08 bilhão. O recurso é proveniente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com Doria, considerando todas as estradas a serem atendidas pelo programa, aproximadamente 3.100 quilômetros de vias paulistas receberão melhorias e sinalização. Desta forma, 200 municípios cortados por essas estradas serão favorecidos.

Publicidade

Somente da região, 12 estradas vicinais serão recapeadas, incluindo serviços em Mairinque, Capela do Alto, Ibiúna, Alambari, Sorocaba, Cerquilho, Boituva, Porangaba, Conchas, Riversul, Capão Bonito, Tatuí e Iperó.

O governo destaca que “as estradas vicinais são importantes para o escoamento da produção agrícola e para a economia regional. Além disso, são essenciais para o deslocamento da população aos grandes centros urbanos”.

No evento, o secretário municipal de governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, representou a prefeita Maria José Gonzaga e reivindicou recursos para a pavimentação de estradas rurais do município junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Segundo Luiz Paulo, a publicação do novo edital do programa “Estradas Vicinais” está prevista para as próximas semanas. O documento estará disponível no site do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

A partir da divulgação do edital, a previsão para início das obras é de quatro meses. Já o tempo de conclusão varia de três a 12 meses, e, de acordo com o governo, além de contemplar as vias, o projeto vai gerar 25 mil empregos, entre diretos e indiretos.

A primeira fase da iniciativa foi lançada em maio deste ano. As obras nas vicinais selecionadas nessa etapa devem começar em julho. A primeira e a segunda fases beneficiarão, juntas, 279 vias e 3.094 quilômetros.

O programa foi desenvolvido a partir de um levantamento técnico do DER, em conjunto com prefeituras, sobre as estradas vicinais existentes no estado de São Paulo.

Publicidade