Equipe paralí­mpica de Tatuí­ fatura medalhas em Cubatão





Composta por atletas da Prefeitura e da Apodet (Associação dos Portadores de Deficiência de Tatuí), a equipe paralímpica do município registrou conquistas neste mês. Sob orientação do professor e técnico Eronides dos Santos, o Nide, os atletas obtiveram quatro medalhas em disputa na cidade de Cubatão.

Renato Fernandes de Medeiros e Rivelino Rui Bresio competiram no sábado, dia 16. Eles viajaram para a cidade sede por ocasião da 1ª Etapa do Circuito Paulista de Atletismo 2016, competição que agrega a 4ª Copa São Paulo de Atletismo e o 4º Aberto de São Paulo, realizadas por federação. Em Cubatão, os atletas disputaram um total de quatro provas, sendo duas cada um.

Medeiros disputou a prova de 100 e 1.500 metros rasos. Ele obteve medalhas de bronze e de prata, respectivamente, na classe integrada por atletas na classe T46. Já Bresio disputou na F56, conquistando uma medalha de bronze na prova de arremesso de peso e uma na de lançamento de dardos.

A equipe treinada por Nide conta com apoio do auxiliar técnico Alesson David de Ameida. Eles acompanharam as disputas que, neste ano, contaram com arbitragem eletrônica. O evento foi realizado pela FPDC (Federação Paulista de Desportos para Cegos), com apoio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Cubatão.

O “Circuito Paulista” é um evento destinado às entidades filiadas a FPDC. Enquanto que a “Copa São Paulo” é uma competição aberta também para entidades de deficientes visuais não filiadas do Estado de São Paulo e de outros estados; e o Aberto é destinado somente para deficientes físicos filiados ou não.

Realizado no Complexo Poliesportivo Municipal de Cubatão, o Aberto tem como objetivo prioritário o fomento e o desenvolvimento da prática esportiva competitiva dos municípios do Estado. A disputa pretende contribuir para o aprimoramento técnico, através da ampliação das oportunidades de competição aos atletas de elite e aos jovens talentos existentes.

Ela também propicia a homologação de índices para a fase nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de atletismo e natação. A disputa é aberta para qualquer atleta brasileiro com deficiência física, com no mínimo 14 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2015, e estrangeiro com residência comprovada no Brasil. Este último, desde que representando um clube brasileiro.