Enquete: vinda de médicos do exterior pode melhorar Saúde

249
Publicidade





A maior parte dos leitores de O Progresso acredita que a contratação de médicos estrangeiros para atuar no Brasil em ações como, por exemplo, o PSF (Programa Saúde da Família) pode melhorar o panorama da Saúde no país.

Na enquete feita pelo site do jornal, 61% votaram que “sim”, apontando que a Saúde tende a melhorar com a vinda de profissionais do exterior para trabalhar no Brasil. Já 39% não acreditam que a iniciativa possa provocar melhorias.

A “importação” de médicos já é uma realidade e faz parte de programa do governo federal que prevê melhorias do atendimento à população e o encaminhamento imediato de profissionais para regiões onde há escassez de profissionais. Ainda assim, muitas polêmicas giram em torno da iniciativa.

A pergunta feita pelo O Progresso – relativa a investimentos em saúde – foi elaborada na semana passada, depois de anúncio da Prefeitura de Tatuí, que planeja a implantação do Programa Saúde da Família no Jardim Tóquio, já para o ano que vem.

Publicidade

A previsão é de que os moradores do bairro e região comecem a ser atendidos a partir do segundo semestre de 2014.

A Prefeitura anunciou que deverá implantar, também no Jardim Tóquio, um posto de atendimento.

Partidos políticos

A enquete é realizada semanalmente pelo jornal e aborda temas do cotidiano local e atualidades. Nesta semana, a pesquisa virtual quer saber a sua opinião dos leitores sobre partidos políticos.

Em entrevista a O Progresso nesta semana, o deputado Samuel Moreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, falou sobre a necessidade de reduzir o número de partidos no Brasil.

Atualmente, 32 partidos políticos estão registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para Moreira, esse número é exagerado, enfraquece a oposição e tornou-se um dos motivos pelos quais a população tem desaprovado a política.

“As pessoas não sabem direito para que servem tantos partidos políticos. Realmente, não há uma explicação que justifique a existência”, afirmou o deputado.

Assim, o jornal pergunta: “Você acredita que a redução do número de partidos poderia melhorar a política?”.

As respostas são “sim” e “não”. A enquete estará disponível a partir deste sábado, 30, em O Progresso Digital (www.oprogressodetatui.com.br), em coluna situada no lado direito do site. As votações encerram-se na sexta-feira, 6. O resultado será divulgado na edição do dia 8 de dezembro.


Publicidade