Da redação
A enquete promovida pelo jornal O Progresso em seu site de notícias apurou, durante esta semana, que a maioria dos tatuianos já procurou o atendimento da UPA (unidade de pronto atendimento) “Augusto Moisés de Menezes Lanza” em ao menos uma oportunidade.
Pelo portal www.oprogressodetatui.com.br, essa foi a resposta de 53% dos participantes da pesquisa. Em contrapartida, outros 47% indicaram não ter procurado os serviços da unidade pública.
O tema da enquete havia sido proposto para apurar o quanto a população tem buscado os serviços prestados pela unidade, cuja gestora, a organização social “Instituto Innovare”, está deixando de receber repasses da prefeitura.
Já nesta semana, o bissemanário aborda a saúde mental em tempo de pandemia. Conforme a psicóloga Lucimara Rosa Ribeiro de Paula, a equipe de psicologia hospitalar da Santa Casa de Misericórdia foi reforçada, nos últimos meses, para dar atendimento a profissionais, pacientes, familiares e consultorias para a humanização da saúde.
O serviço já era oferecido no hospital, há alguns anos, pelo psicólogo Rodolfo Rodrigues, contudo, recentemente, formou-se uma equipe com outras quatro profissionais para o suporte psicológico (reportagem nesta edição).
Em razão disso, a enquete questiona: “Você já procurou atendimento psicológico em decorrência de transtornos gerados pela pandemia?”. As respostas, “sim” ou “não”, podem ser dadas até as 16h30 da próxima sexta-feira, 18, com resultado publicado na edição do dia 20.