Enquete diz que maioria é a favor de proibir tração animal em Tatuí­





A enquete virtual do jornal O Progresso apontou que, até a tarde desta sexta-feira, 13, a maioria dos internautas diz ser favorável ao projeto que busca proibir o uso de cavalos no transporte de cargas. O bissemanário levou “ao ar” ao longo de uma semana tema relacionado à proposta de autoria do vereador José Márcio Franson (PT).

A justificativa do vereador é de que os animais frequentemente transportam cargas superiores ao peso que suportam, além de “serem submetidos a maus-tratos e trabalho exaustivo”.

O carroceiro Pedro Oliveira, que atua no município profissionalmente com cavalo e carroça, discorda e afirma que os animais são bem tratados e dispõem de água e ração a todo o momento. Ele negou, ainda, que os animais carreguem mais peso do que costumam aguentar.

“Eu carrego materiais pequenos, recolho lixo das ruas, papelões, plásticos, nunca passaram de 50 quilos”, ressaltou o carroceiro, que fica com o cavalo dele, batizado de “Garoto”, estacionado na praça Anita Costa.

Em função disso, o jornal propôs a seguinte questão: “Você concorda com o projeto de lei que prevê proibir o uso de cavalos no transporte de carga?”. Conforme a enquete, 70% dos internautas apontaram a opção “sim”, enquanto a “não” obteve 30% dos votos.

Instituída em 2005 pelo bissemanário, a enquete virtual tem como princípio aferir a opinião dos leitores a respeito de assuntos de interesse geral. A pesquisa é realizada semanalmente e aberta à participação de assinantes e não assinantes dos veículos impresso e digital.

A votação acontece por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br), na seção “sua opinião”. No mesmo canal, o jornal propõe nova temática. Para esta semana, o assunto é a transmissão, ao vivo pela internet, das sessões da Câmara Municipal de Tatuí. A primeira transmissão da web TV será na nesta terça-feira, 17, ainda em fase de testes.

Para tornar isso realidade, o presidente da Casa, Wladmir Faustino Saporito (Pros), providenciou a instalação de uma câmera 360 graus no plenário para que os internautas tenham uma visão panorâmica do ambiente onde os vereadores se reúnem para tratar de questões de interesse da coletividade.

Considerando essa informação, o jornal pergunta: “Você pretende acompanhar as atividades da Câmara Municipal, ao vivo, por meio da internet?”. A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não” a partir da tarde deste sábado, 14. A enquete será encerrada nesta sexta-feira, 20, com resultado divulgado na edição de domingo, 22.