Encontro virtual pelo Dia Mundial da Água aborda boas práticas

54
Imagem ilustrativa (Sourav Mishra / Pexels)
Publicidade
Da reportagem

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente participará do encontro regional virtual “Boas práticas municipais em gestão das águas”.

O evento é aberto ao público e será realizado na segunda-feira, 22, das 16h às 17h, por meio da plataforma Google Meet. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até domingo, 21, no link: http://bit.ly/38P07Zo.

O encontro é organizado por dez prefeituras da região (Tatuí, Boituva, Sorocaba, Piedade, Votorantim, Cerquilho, Iperó, Salto de Pirapora, Porto Feliz e Itu), que firmaram um acordo de cooperação técnica para ações de proteção, conservação e recuperação do meio ambiente.

De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Tatuí, José Hélio de Oliveira Júnior, o objetivo do evento é “divulgar as boas práticas que vêm sendo realizadas nos municípios parceiros e, assim, possibilitar a replicação das mesmas”.

Durante o encontro, o secretário apresentará um levantamento de dados sobre o rio Tatuí, mostrando a importância do material educativo local para o município. Já Sorocaba apresentará um estudo de monitoramento como indutor de consumo consciente de água em prédios municipais.

Publicidade

Também serão apresentados assuntos como: relatório da situação da bacia do rio Sorocaba e Médio Tietê e divulgação do Curso de Águas Subterrâneas – FABH-SMT (Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Sorocaba Médio Tietê); Projeto “Adote uma Nascente” e metodologias de restauração das APPs (áreas de preservação permanente).

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para colocar em pauta temas relacionados aos recursos hídricos.

Apesar de ser um direito humano fundamental, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 33 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso ao abastecimento de água em 2017.

Publicidade