Encontro internacional voltado ao saxofone inicia na terça-feira e dura 5 dias





Divulgação

Saxofonista Javier Ocampo integra apresentação de abertura agendado para terça

 

Com programação intensa, o VI Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí começa nesta terça-feira, 12. Durante cinco dias serão oferecidas atividades artísticas e pedagógicas dedicadas ao instrumento saxofone, sempre nas dependências da instituição, à rua São Bento, 415. No mesmo endereço, os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada apresentação.

São, no total, 25 convidados especiais, exposições, publicações de trabalhos e mesas redondas. Além deles, o encontro contará com mostras envolvendo três quartetos (Axioma, Eritimia e Concertante), recitais, shows e concertos. Todas as apresentações artísticas são abertas ao público.

Ao todo, 250 instrumentistas de 22 países inscreveram-se ao evento. Eles são esperados para as atrações que se iniciam na noite de terça-feira, 12, sob coordenação de Erik Heimann Pais e Marcos Pedroso.

O Encontro Internacional de Saxofonistas será iniciado às 20h30, com concerto do Brasília Sax e Ensemble Alasax, reunindo músicos internacionais. Na noite seguinte, também às 20h30, é a vez de quatro artistas reconhecidos em suas respectivas áreas. São eles os saxofonistas Pedrosaxo (Espanha) e Remi Alvarez (México), a bailarina Christiane Matallo e o multi-artista Dedablio.

As apresentações artísticas compõem o grande concerto que marca o encerramento do congresso e o início do Encontro Internacional de Saxofonistas. “Na verdade, será uma confluência de artes, com música, teatro, dança e artes plásticas”, descreve Pais.

Pedrosaxo será o primeiro a apresentar-se. Além de músico de projeção internacional, o saxofonista espanhol é performer de artes cênicas. Logo após, ele fará interlúdio com o saxofonista Remi Alvarez (México).

Os dois seguem com improvisação, agregando Christiane Matallo, uma das maiores sapateadoras do Brasil e “coach” da atriz Cláudia Raia, ao espetáculo de música e dança. Christiane é, também, a profissional mais procurada em São Paulo para criação de coreografias de musicais.

Durante a apresentação, o artista plástico Dedablio será agregado. Ele aguardará atrás da rotunda do teatro o momento de entrar no palco, enquanto seis painéis serão montados. Dedablio se juntará aos artistas após o interlúdio, quando Remi Alvarez mudará a estética da performance.

No palco, o artista plástico fará performance com a técnica conhecida como “spray art free hand” em seis telas de MDF (painéis de fibra de madeira) que estarão espalhadas no palco. A performance terá duração de 30 minutos, sendo que originará uma ação sequencial por conta da efeméride dos 200 anos de Adolphe Sax, inventor do saxofone, celebrada em todo o mundo.

“Como Dedablio não conseguirá terminar as seis obras em 30 minutos, elas serão retiradas do palco ao final e instaladas no pátio do Conservatório de Tatuí, sob uma pequena tenda”, explica Pais. “Na quinta-feira, 14, elas serão utilizadas pelo artista em três ações, a serem acompanhadas por crianças do município. A intenção é que estudantes possam ver o artista terminar os painéis e, também, se comunicar com ele. As interações devem acontecer ao meio-dia, ao final da tarde e na madrugada. Este último horário foi sugerido pela coordenação por conta da característica dos grafiteiros: expressar-se altas horas da noite.”

Apesar de o artista poder ser visto pelo público, estando ao alcance dos espectadores, ele e as telas ficarão isolados por meio de um cordão. Concluído, o trabalho ficará exposto no foyer “Mário Covas”, também no Conservatório de Tatuí.

O destino das telas será avaliado por uma comissão formada pelo próprio Dedablio, o saxofonista Remi Alvarez e o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado.

Artístico e pedagógico

As ações pedagógicas e artísticas do VI Encontro Internacional de Saxofonistas seguem na quinta-feira, 14. A primeira atividade é um workshop com Remi Alvarez, no Salão Villa-Lobos, às 9h. Na ocasião, o artista mexicano apresentará como tema a improvisação, uma das especialidades dele.

Às 11h, também no Villa-Lobos, haverá recital do Meridion Quarteto de Saxofones, da Argentina. O grupo é formado pelos músicos Matías Rach (ex-aluno do Conservatório de Tatuí), Guillermo Schiavi, Alejandro Bidegain e Estefania Schanton. Oriundo de La Pampa, o quarteto tem trabalho voltado à preservação da música argentina, com músicas folclóricas e regionais, além da participação do percussionista Jorge Rodriguez.

O programa segue às 14h, com masterclass ministrado por um dos maiores solistas da atualidade, Kenneth Tse (Estados Unidos), e às 15h45, com palestra de Carlos Gontijo, saxofonista do Brasília Sax, doutorando pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e com mestrado na França. Gontijo falará por uma hora sobre o que está acontecendo com o saxofone clássico no mundo. Também abordará o panorama atual – quem são os músicos da nova geração que estão se despontando.

Às 17h, no teatro “Procópio Ferreira”, está programada apresentação do Sax Bem Temperado, integrado por Flavio Curilow, Vinicius Curilow, Paulo Pupo e Ronaldo Marquetti. O último é ex-aluno do Conservatório de Tatuí. Existente desde o ano de 2007, o grupo está lançando seu segundo CD “Caminhando – entre cordas e sopros” e tem como foco a música popular brasileira.

Na sequência, às 20h, têm início as mostras no foyer “Mário Covas”. Elas consistem em apresentações de músicas de alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí e terão 30 minutos de duração.

Mais tarde, às 20h30, no foyer será a vez de concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. São convidados especiais: Rafael Migliani e Maikel Morelli (Brasil), Dale Underwood e Paula Van Goes (Estados Unidos) e Javier Ocampo (Colômbia). O concerto tem regência do maestro Dario Sotelo.

Migliani e Morelli são ex-alunos do Conservatório de Tatuí, sendo o primeiro professor da escola de música e o segundo, ex-docente da instituição e atual músico integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Convidado especial, Dale Underwood volta ao Conservatório de Tatuí após oito anos. “Ele vai tocar duas peças muito simbólicas da carreira dele”, antecipou Pais. A primeira é “A Gershwin Fantasy”, que o tornou conhecido no mundo inteiro; a segunda, é “Fantasia para saxofone alto e orquestra”, escrita por Edson Beltrami especialmente para o renomado músico norte-americano.

No mesmo concerto está programada homenagem especial ao professor Lázaro Nogueira da Silva, o Pingo. O maestro aposentado foi personagem importante na história do curso de saxofone do Conservatório de Tatuí. Ele deve receber, na ocasião, uma placa em reconhecimento à contribuição ao curso de saxofone. A cessão ficará a cargo de Dale Underwood. “Nessa entrega, haverá uma surpresa”, promete Pais.

Em seguida, o colombiano Javier Ocampo subirá ao palco do teatro para um concerto de câmara. Ele apresentará obra colombiana em três movimentos. Ao final, a banda retornará para o encerramento. Ocampo também terá atividade extra na manhã do dia seguinte. Na sexta-feira, 15, às 9h, ele ministrará workshop no Salão Villa-Lobos. O espaço abrigará todos os workshops promovidos ao longo do encontro. Na ocasião, ele falará, pela primeira vez no evento, sobre música colombiana.

Ainda no Villa-Lobos, haverá apresentação do Quarteto 4×4, composto por Felipe Amorim, Thiago Martins, Marcos Saldanha e Liana Magalhães. Os músicos são egressos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e vêm se destacando no cenário musical carioca e do país.

Desde sua formação, o quarteto participa de projetos de extensão e saraus em espaços importantes do Rio de Janeiro. Também realizou apresentações no masterclass do professor e saxofonista Rodrigo Villa, que integra o corpo de docentes da Universidade de Palma de Mallorca (Espanha).

A partir das 14h, o evento trará Jota P. Barbosa e Banda ao “Procópio Ferrari”. João Paulo Ramos Barbosa, o Jota P., nasceu em Chavantes, interior de São Paulo. Teve seu primeiro contato com a música aos 7 anos, quando frequentou aulas de piano. Aos 14, entrou para o Conservatório de Tatuí, onde se formou em 2004 no curso de saxofone MPB/Jazz e, posteriormente, lecionou teoria e saxofone.

Dando continuidade às atividades pedagógicas, o Salão Villa-Lobos recebe nova mesa redonda, às 15h30, para debates sobre o saxofone. No mesmo espaço, às 17h, haverá o workshop “Atelier Yamaha”.

Às 20h, no foyer “Mário Covas”, acontece nova Mostra de Saxofones, com apresentação do Quarteto de Saxofones Euritmia. Integram o grupo, Miguel Miguel Carbajal (saxofone soprano), Luis Miguel Janampa (saxofone alto), Dhydhy Romero (saxofone tenor) e David Peña (saxofone barítono)

Também na sexta-feira, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, Marcelo Martins estará à frente da Big Band do Conservatório de Tatuí. Sob coordenação de Celso Veagnoli, a apresentação trará Martins tocando arranjos próprios de obras de seu disco, produzido por Vittor Santos, e com participação de outros músicos famosos que escrevem especificamente para a formação de big band.

No último dia do evento, sábado, 16, pela manhã, às 9h, o Salão Villa-Lobos recebe workshop ministrado por Pedrosaxo. Ele é formado com honras pelo Conservatório Superior de Granada (Espanha), tendo sido finalista do programa de televisão “Tienes Talento”, interpretando composições próprias.

O encontro segue com recital que reúne Jesiel Pinheiro, Douglas Braga, Opersax (Oficina de Performance e Repertório para Saxofones do Conservatório de Tatuí). Agendada para as 11h, no “Procópio Ferreira”, a apresentação tem como convidados especiais Nathália Kato, Pedro Bittencourt e Rafael Migliani.

Pinheiro é Bacharel em saxofone pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e apontado como um dos novos nomes do saxofone clássico do Brasil. Braga é egresso do Conservatório de Tatuí, sendo aluno de Marcos Pedroso. Atualmente, integra a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Bittencourt somará ao recital dois saxofones raros. Os instrumentos fazem parte do acervo pessoal do músico e comporão o conjunto de instrumentos da apresentação.

As atividades pedagógicas continuarão às 14h, com masterclass ministrado por Marcelo Martins. O músico é o artista que, neste ano, representa a música popular brasileira instrumental e vai compartilhar conhecimento com os participantes. O masterclass será no teatro “Procópio Ferreira”. “Apesar de ele ser sideman do cantor Djavan há 25 anos, e de ter uma relação muito forte com a música cantada, nesse momento da vida, Marcelo Martins está investindo, em paralelo, na carreira de solista instrumental”, explica Pais.

Logo após, às 15h45, no Salão Villa-Lobos, acontecerá palestra com Marcos “Puff” Cardoso. O professor falará sobre música tocada com o instrumento no norte do país. Puff é o primeiro representante dessa região do Brasil a participar do Encontro Internacional de Saxofonistas e tratará de música típica. O professor deverá incluir, ainda, assuntos como a música nacional como choro e a música internacional como jazz. Também apresentará informações a respeito de arranjos e repertórios de músicas típicas do norte do Brasil.

Às 17h, o teatro do Conservatório abrigará show de Maria Bragança, com participações especiais de Maria Teresa Madeira, Eduardo Lima e Marcos Lobo. O show é composto por obras de vários CDs de Maria Bragança, a primeira solista mulher a participar do Encontro Internacional de Saxofonistas com show próprio.

O evento segue às 20h, no foyer “Mário Covas”, com a última Mostra de Saxofones e apresentação do Quarteto Concertante; e termina às 20h30, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Do concerto de encerramento participam, como solistas, Emiliano Barri (Argentina) e Kenneth Tse (Estados Unidos). Barri é professor do Iuna (Instituto Universitário Nacional de Arte) e do Conservatório Superior de Música da Cidade de Buenos Aires “Astor Piazzolla”. Tse é reconhecido como um dos principais saxofonistas clássicos do mundo. Gravou seu primeiro CD aos 23 anos e, atualmente, tem seis trabalhos gravados com repertório variado. O concerto terá regência de João Maurício Galindo.