Encontro internacional e concurso de piano são atrações do CDMCC





Divulgação

Beatrice Berthold, uma das convidadas especiais do evento e que faz recital de piano no dia 10 deste mês

 

O Conservatório de Tatuí promove em outubro o VII Encontro Internacional de Pianistas. O evento acontece de 8 a 11 de outubro, com coordenação de Cristiane Bloes e contempla também o IX Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí – este, com realização entre 6 e 7 do mesmo mês.

No encontro, músicos de carreira internacional participarão de dois concertos (sendo um de abertura e outro de encerramento) e de seis recitais. Todas as apresentações acontecem no teatro “Procópio Ferreira”. As atividades das 20h30 têm ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia). As dos demais horários têm entrada franca.

O concurso interno reúne 82 alunos de diferentes semestres. Os ingressos para as apresentações devem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, no centro. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou nos dias do evento a partir das 18h.

O VII Encontro Internacional de Pianistas tem abertura com concerto que recebe Nahim Marun à frente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A apresentação está agendada para as 20h30 do dia 8 (quarta-feira), sob regência de Dario Sotelo.

No programa, estão obras de Heitor Villa-Lobos (Choros nº 5: “Alma Brasileira”), Igor Stravinsky (Concerto para Piano e Sopros) e David R. Gillingham (Cantus Laetus). Nahim Marin é professor na graduação e pós-graduação no Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

No dia 9, no mesmo horário e local, a atração do recital de piano será o músico Sergio Gallo. Artista Steinway, ele é especialista em repertório do período romântico, especialmente Liszt e seus contemporâneos, incluindo Schumann, Henselt, Brahms e Chopin. Nos Estados Unidos, é professor associado de piano na Universidade Estadual da Georgia em Atlanta. Gallo apresentará obras de Meyerbeer-Liszt e Adolf Henselt.

Na sexta-feira, 10, às 11h, haverá apresentação da mestre e doutora em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luciana Noda. Professora de piano do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, ela apresenta programa com obras de W. A. Mozart, Franz Schubert, Liduino Pitombeira, Claude Debussy e Helmut Lachenmann.

Também no dia 10 de outubro, a partir das 14h, Beatrice Berthold faz recital de piano. É professora de piano na Universidade Católica do Chile e, em Tatuí, apresentará obras de Enrique Granados, Heitor Villa-Lobos, Maurice Ravel e Sergey Rachmaninoff, este último, sua especialidade.

Sábado, 11, às 11h, Antonio Vaz Lemes fará recital “Sonata Brasileira” com entrada franca. Com sólida formação musical como instrumentista clássico, ele acaba de lançar o “Sonata Brasileira”, mundialmente, o primeiro “álbum-aplicativo” da música clássica. Dele, o pianista apresentará obras em seu recital.

No mesmo dia e local, Paulo Henrique Almeida dá sequência à série de apresentações do encontro a partir das 14h. Mestrando pela USP (Universidade de São Paulo) e pianista colaborador das produções de ópera do Theatro Municipal de São Paulo, ele apresenta programa com obras de Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin e Franz Liszt.

O concerto de encerramento ficará a cargo de Fabio Luz e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, às 20h30 do dia 11 de outubro (sábado), com regência de João Maurício Galindo. O solista Fabio Luz é coordenador do departamento de piano da Escola Superior “Città della Musica e del Teatro” em Penne (Pescara) e, desde 2010, é presidente da Fundação Franz Liszt, com sede na França. O concerto de encerramento terá programa com obras de Richard Strauss, Maurice Ravel e Ludwig van Beethoven.

Concurso Interno

Nos dias 6 e 7, dois espaços do Conservatório de Tatuí serão “tomados” por atividades do IX Concurso Interno de Piano, parte integrante das comemorações dos 60 anos da instituição. Em 2014, o evento presta homenagem a Nilson Lombardi e Osvaldo Lacerda.

Ao todo, 82 alunos de diferentes semestres participarão de provas que acontecem no Salão Villa-Lobos. A programação inclui, ainda, dois recitais de divulgação de premiados. O primeiro tem como convidada Eudóxia de Barros, sendo realizado às 20h30 do dia 6; o segundo, no mesmo horário e no dia 7, tem participação de Renato Figueiredo, também como convidado especial.

O programa geral do concurso prevê uma hora para ensaios dos alunos antes do início dos exames. No dia 6, fazem provas das 9h às 10h, alunos do 1º e 2º semestres, tendo a peça “Dança do Urso”, de Amaral Vieira, de confronto. Na sequência, das 10h às 11, as provas reunirão alunos do 3º e 4º semestre, com a peça “Canto Negro/das Minúsculas”, de César Guerra-Peixe.

Ainda no dia 6, acontecem provas dos alunos do 9º e 10º semestres, no horário das 14h às 15h. Nesse período, a peça de confronto é “Miniatura 5”, de Nilson Lombardi. Estudantes do 11º e 12º semestres fazem provas das 15h às 16h, tendo como peça de confronto “Miniatura 6”, de Nilson Lombardi.

Na terça-feira, 7, o Salão Villa-Lobos receberá seis provas, sendo três no período da manhã e três à tarde. Das 9h30 às 10h, fazem provas alunos do 13º e 14º semestres, com a peça “Miniatura 14”, de Nilson Lombardi, como confronto.

Em seguida, das 10h às 10h30, será a vez de alunos do 15º e 16º semestres realizarem as provas. “Acalanto da Brasiliana 3”, de Osvaldo Lacerda, é a peça de confronto. Das 10h às 11h, é a vez das provas de aperfeiçoamento com a peça “Ponteiro no 1”, também de Osvaldo Lacerda, concluindo o período da manhã.

À tarde, os alunos voltam a fazer provas. Das 14h às 15h, estudantes do 5º e 6º semestre terão como peça de confronto a obra “Pequena Canção”, de Osvaldo Lacerda.

Das 15h às 16h, as provas do 7º e 8º semestres farão exames, tendo “Mudanças de Compasso”, obra de Osvaldo Lacerda, como peça de confronto. O encerramento será com a prova na categoria quatro mãos, das 16h30 às 17h.