Encontro de Turismo aborda ações para a retomada do setor em Tatuí

3ª Semana de Turismo segue repleta de atividades até o próximo domingo

20
Encontro reúne autoridades e trade turístico no Centro Cultural (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Da reportagem

O 3º Encontro Municipal de Turismo, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), na terça-feira, 28, teve como tema a “Retomada do Turismo”, em virtude de o setor ter sido um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19.

O evento fez parte da programação da 3ª Semana Municipal de Turismo – que segue com atividades até domingo, 3 de outubro – e aconteceu no anfiteatro do Centro Cultural (antigo Alvorada Clube), contando com a presença de governanças públicas regionais e estaduais de turismo, além de empreendedores do “trade” turístico.

A semana é parte do Calendário Oficial de Tatuí – de acordo com a lei municipal 5.460, de 19 de junho de 2020 -, que criou o Dia Municipal do Turismo, comemorado anualmente em 27 de setembro, mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial do Turismo.

De acordo com o secretário da pasta, Cassino Sinisgalli, a ação é pensada para que a população tenha noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais interessados em atuar no mercado turístico.

Entre os presentes, foram chamados a compor a frente: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a deputada estadual Damaris Moura (PSDB), a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), Alessandra Vieira de Camargo Teles, e o vice-presidente da Câmara de Tatuí, Márcio Antonio de Camargo (PSDB).

Publicidade

Também participaram o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; o presidente do Comtur, César Augusto de Araújo; o presidente da Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Turístico), Jarbas Favoretto; e a diretora técnica da Amistesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), Waldirene Ricanelo.

Abrindo os discursos, o presidente do Comtur agradeceu a presença das autoridades e falou sobre a importância do setor para a cidade, salientando que o turismo “é muito mais do que apenas viajar”.

“O turismo transforma vidas, ele muda a economia de um país, de um estado e de um município, gerando desenvolvimento e oportunidades de emprego e renda. O turismo é tudo isso e muito mais”, ressaltou Araújo.

Na sequência, o presidente da Amitur falou da retomada do turismo e afirmou ver a situação como um “alento” para o setor. Favoretto apontou que o turismo é a primeira atividade econômica a sofrer impactos nos momentos de crise.

“Em qualquer tipo de crise, a primeira atitude das famílias é cortar as viagens. Então, nós do turismo sofremos muito impacto nos últimos meses. Por isso, quando falamos em retomada, queremos que venha o quanto ante; sendo retomada, pode vir do jeito que vier”, disse Favoretto.

Sinisgalli, por sua vez, apontou que o encontro e todas as atividades visam manter a cidade na lista dos MITs e pleitear o título de estância turística, o que pode trazer mais visibilidade ao município e mais verbas, por meio do governo federal, para investimentos em infraestrutura e outros setores.

“Queremos mostrar um pouco do nosso potencial e do trabalho que estamos realizando no sentido da retomada, que nós acreditados que será muito importante para nossa região. O turismo gera emprego, gera renda e é uma indústria que precisa de investimentos”, declarou o secretário.

A deputada estadual Damaris Moura ressaltou alguns dos atrativos de Tatuí e citou alguns dos programas apoiados pelo governo do estado de São Paulo para a retomada da economia e do turismo paulista.

Em seguida, o prefeito de Tatuí agradeceu a presença das autoridades, parabenizou a equipe da SECTLJ pela realização do encontro de turismo e ressaltou o cuidado da pasta na busca por melhorias para o setor de turismo.

Cardoso Júnior também reforçou a importância do turismo para o município na atração de empresas e geração de renda. “O turismo vai muito além dos passeios: ele atrai os olhos para investimentos de empresas em nosso município e outras coisas boas”, declarou o prefeito, finalizando os discursos.

Na sequência, Sinisgalli apresentou a região turística “Raízes do Interior Paulista”, que é integrada por Tatuí e outras nove cidades: Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

O secretário da pasta ainda falou do crescimento do turismo na cidade (reportagem nesta edição) e lançou os projetos: Roteiro Turístico e de Peregrinação “Caminhada da Fé” (reportagem na próxima edição), o Selo de Qualidade Turística – Edição 2021-2022 e o vídeo turístico “Visite Tatuí”.

A O Progresso, Favoretto classificou o encontro como “supernecessário” para fortalecer o setor do turismo e ainda parabenizou o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude pela organização.

“Sinisgalli é um ótimo gestor, e está de parabéns, assim como toda a equipe dele e da cidade, pelo trabalho que estão realizando no fortalecimento do setor turístico do município. Com isso, a cidade só tem a ganhar”, enfatizou o presidente da Amitur.

Para o presidente do Comtur, o encontro foi importante “para fomentar a retomada dos eventos e das atividades turísticas, além de fortalecer as atividades turísticas da região”, disse Araújo, salientando ter uma expectativa positiva com a retomada da atividade econômica.

Sinisgalli argumentou ter sido importante reunir o trade turístico em um evento de divulgação para a retomada do turismo. Segundo o secretário, a divulgação das atrações locais, as parcerias com empresas e a preparação para receber os turistas são considerados os principais pontos para que Tatuí tenha sucesso no intuito de atrair mais visitantes.

“Temos diversos eventos já planejados e esperamos que novas atrações venham alavancar o turismo, o comércio local e gerar mais emprego e renda para a nossa população”, completou o secretário.

Programação

A abertura da semana aconteceu na segunda-feira, 27, às 10h, no salão de exposições do Centro Cultural de Tatuí, com a mostra “Fotos Turísticas – Visite Tatuí – Nossos Encantos”, de Pablo Ruiz, com curadoria de Thony Guedes.

A exposição permanecerá em cartaz até o dia 27 de outubro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h e das 19h às 21h, e aos sábados e domingos, das 19h às 21h.

Nesta quarta-feira, 29, a programação da “Semana” segue com o projeto “Turismo Pedagógico”, destinado aos alunos da Emef “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”, que acontecerá a partir das 8h, nos atrativos turísticos da cidade.

A Praça da Matriz recebe no sábado, 2 de outubro, das 10h às 14h – além do “Música na Praça” especial em virtude da semana, às 11h, com a banda Inversiva -, a exposição itinerante “Fotos Turísticas – Visite Tatuí”, de Pablo Ruiz, com curadoria de Thony Guedes.

Também no sábado, das 10h às 12h, haverá um city tour gratuito, que percorrerá os atrativos turísticos, sendo necessário agendamento prévio pelo telefone (15) 3259-4135 para participar.

A Rota Turística e de Peregrinação “Caminhada da Fé” será lançada oficialmente no dia 3 de outubro (domingo), com saída às 5h da manhã do Santuário Nossa Senhora da Conceição – Igreja Matriz de Tatuí, com destino ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santuário.

Serão 20 quilômetros percorridos, com passagem por diversos pontos do turismo religioso, de lazer e esportivo do município.

Por fim, encerrando as atividades da 3ª Semana Municipal de Turismo, haverá uma reunião especial do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur) com o Sebrae, dia 5 de outubro, uma terça-feira, das 14h às 18h, no Centro Cultural de Tatuí.

O “Encontro de Network do Trade Turístico Local” será gratuito e com vagas limitadas. Além disso, as empresas presentes na reunião poderão receber, gratuitamente, a Assessoria Tecnológica para Inclusão de Negócios de Turismo na Internet, disponibilizada pelo Sebrae. Para mais informações ou realizar a inscrição, basta acessar o link https://bit.ly/2Z6cuhI.

Mais informações sobre a 3ª Semana Municipal de Turismo podem ser obtidas com o Departamento Municipal de Turismo, pelo telefone (15) 3259-4135 ou pelo e-mail turismo@tatui.sp.gov.br.

Publicidade