Da reportagem
A Secretaria de Educação de Tatuí inaugurou na tarde de terça-feira, 5, mais uma unidade de ensino infantil, desta vez para atender à região norte do município. A escola fica no Jardim Juliana e tem capacidade para 208 alunos de creche e pré-escola.
A O Progresso de Tatuí, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior informou que a unidade é uma das maiores da rede municipal de ensino e foi construída no bairro devido à alta demanda de alunos daquela comunidade para pré-escola e pela fila de espera por vagas em creches.
“Quando eu era secretário da Educação, identifiquei um enorme gargalo naquela região. Existem muitas famílias em busca de vagas naquela comunidade, e conseguimos iniciar a obra para beneficiar aquela população”, disse o prefeito.
Segundo ele, a unidade foi construída em tempo recorde. “Depois de iniciado o projeto, conseguimos entregar a escola pronta em menos de 14 meses. É uma unidade que vai ajudar demais aquela região e zerar a fila de espera por vagas na região norte”, afirmou Cardoso Júnior.
A secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, afirmou que a unidade “tem um excelente espaço” para atender aos alunos e destacou que a rede está buscando “oferecer, cada vez mais, uma educação de qualidade para os alunos das escolas municipais”.
O prédio está situado na rua Acácio Manna, 300, em área total de 4.410 metros quadrados, sendo 1.080 metros de área construída, oferecendo 88 vagas na creche, destinada a crianças de zero a três anos, e 120 vagas para estudantes de pré-escola (quatro e cinco anos).
A unidade recebeu o nome de Emei “Professora Cleide Oliveira Orsi”, por meio da lei municipal 5.627/2022, de autoria da vereadora Débora Camargo, em homenagem à ex-professora tatuiana.
A cerimônia começou com a leitura da biografia da patrona e a entrega de flores aos filhos da homenageada: Maria Cristina Orsi Machado de Souza, Maria Lígia Orsi Neves de Campos e Sérgio Orsi Filho.
A patrona da nova escola nasceu em Tatuí, no dia 18 de maio de 1935, filha de Alberto Olivieri e Ida Bosso Olivieri. Casou-se com Sérgio Orsi, dia 5 de junho de 1958, e teve quatro filhos: Maria Cristina, Maria Lígia, Orsi Filho e Antônio Augusto Orsi.
Formada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Sedes Sapientiae”, de São Paulo (bacharelado), e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (licenciatura), Cleide cursou pós-graduação na Unimep (Universidade Metodista), em Piracicaba.
Trabalhou como professora na Escola Estadual “Barão de Suruí” e em faculdades de filosofia em Sorocaba e Tatuí. Foi também diretora de escolas em Angatuba, Cesário Lange, Cerquilho e Tatuí, aposentando-se como supervisora de ensino em 1984 – um dos maiores cargos da Secretaria Estadual de Educação.
Cleide escreveu artigos para os jornais “O Progresso de Tatuí” e “Querigma” (da Igreja Católica). Na Rádio Notícias de Tatuí, foi precursora do programa “Cinco Minutos com Jesus”, transmitido todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira.
Foi também uma líder dentro da Igreja Católica de Tatuí e região, atuando em várias pastorais e movimentos, como no Movimento Familiar Cristão (MFC) e na Renovação Carismática Católica (RCC), onde exerceu as funções de coordenadora de grupo de oração, pregadora, ensinamento bíblico, entre tantos outros trabalhos cristãos desenvolvidos na cidade.
Cleide faleceu em 18 de março de 2011. O velório aconteceu na Igreja Matriz de Tatuí, a agora Basílica Nossa Senhora da Conceição, e o sepultamento, no Cemitério Cristo Rei.
“É uma grande honra ser autora do projeto de lei que denomina a escola, eternizando um legado de muitas realizações da professora Cleide na Educação”, afirmou a vereadora Débora, destacando também a qualidade do novo prédio escolar.
Durante a cerimônia, o prefeito anunciou que, em breve, duas outras escolas de ensino infantil serão inauguradas, nos bairros Santa Cruz e no residencial Vida Nova Tatuí (Pacaembu).
“Nós estamos buscando oferecer o que há de melhor em educação para os alunos desta cidade. Escolas novas, novas vagas e até mesmo kits escolares com material de qualidade e novos uniformes. Nossos alunos merecem e, enquanto estivermos à frente, vamos oferecer o que há de melhor”, declarou o prefeito.
Após os discursos, prefeito, autoridades e familiares da homenageada realizaram o descerramento da placa inaugural da nova unidade e promoveram o plantio de duas árvores no canteiro externo, encerrando o evento.