Prefeito inaugura escola e anuncia mais 2 unidades de ensino infantil

Tatuí deve abrir novas creches nos bairros Santa Cruz e Vida Nova Tatuí

Prefeito diz buscar redução da fila de espera por vagas em creches (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na tarde de terça-feira, 5, a Emei “Professora Cleide Oliveira Orsi”, no Jardim Juliana, e, durante a cerimônia, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior anunciou a abertura de outras duas unidades de ensino infantil.

De acordo com ele, ainda no primeiro semestre deste ano, deve ser inaugurada uma creche no bairro Santa Cruz e iniciada a construção de uma creche-escola no residencial Vida Nova Tatuí (Pacaembu).

A intenção, segundo Cardoso Júnior, é reduzir a fila de espera de vagas em creches nos bairros que abrigarão as unidades e nas comunidades da região. No total, a previsão é gerar mais de 400 vagas até 2023.

“Existe muita demanda de vagas por creche nos bairros e nós continuamos tendo como meta reduzir a lista de espera, buscando atender àqueles que realmente precisam ser atendidos. A Educação é uma das nossas prioridades, e queremos oferecer sempre o melhor para as nossas crianças”, disse o prefeito.

No Pacaembu, a prefeitura prevê um investimento de R$ 3,4 milhões para a construção da nova unidade, em parceria com o estado de São Paulo. A creche-escola será construída na alameda Dalva de Oliveira, para atender 300 crianças de zero a cinco anos.

A estrutura do prédio contará com sete salas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. O recurso para a construção já está empenhado pelo estado e o próximo passo é licitar a obra. A previsão da inauguração é para o próximo ano.

Para ainda este, conforme Cardoso Júnior, a prefeitura irá concluir e inaugurar a creche do bairro Santa Cruz. A administração prevê abrir a escola para atender mais 120 crianças ainda no primeiro semestre.

A obra da creche do bairro Santa Cruz, de 890 metros quadrados, está paralisada com mais de 80% de execução, com investimento de R$ 1,3 milhão. A prefeitura teve que rescindir o contrato com a empresa por falta de cumprimento de prazos e metas.

Depois de inauguradas, as vagas das duas novas creches-escolas de ensino infantil vão se somar às 208 geradas com a inauguração da unidade do Jardim Juliana, entregue na terça-feira, 5.

Cardoso Júnior destaca que, na creche, destinada às crianças de zero a três anos, serão atendidos 88 alunos, divididos entre turmas de berçários e maternais. Já na pré-escola, serão 120 alunos de quatro e cinco anos, divididos igualmente (60 alunos cada) em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A equipe de trabalho será composta por, aproximadamente, 40 profissionais, distribuídos entre diretora, assistente de direção, auxiliar de enfermagem, volantes (profissional que ajuda alunos e professores, organiza as salas e os materiais pedagógicos), auxiliares de serviços gerais, monitores e professores.

O prédio está situado na rua Acácio Manna, 300, em uma área total de 4.410 metros quadrados, sendo 1.080 metros de área construída.

A unidade comporta diversas salas: secretaria, recepção, almoxarifado, direção, parque, sanitários, copa para funcionários, cozinha, depósito de material pedagógico, refeitório, lavanderia, fraldário, lactário, salas multiuso, de repouso para o berçário, de atividades para a creche e salas de aulas para a pré-escola.