Educação inaugura creche e oferece 50 novas vagas no Jardim Santa Rita

Emei “Maria Tereza Vieira de Campos Badin” funcionará no antigo “Cras”

Descerramento da placa inaugural da Emei “Maria Tereza Vieira de Campos Badin” (foto: Diléa Silva)
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, a Emei “Maria Tereza Vieira de Campos Badin”, nova creche para atender à população do Jardim Santa Rita de Cássia e adjacências.

A cerimônia teve a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do vice-presidente da Câmara Municipal, Márcio Antonio de Camargo (PSDB); do secretário do Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva; da secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio; e da supervisora da educação infantil, Cláudia Domingues.

Também estiveram presentes as filhas e a neta da homenageada, Márcia Helena de Campos Badin, Denise Maria de Campos Badin e Gabriela Maria Badin Correia; além de vereadores, secretários municipais, diretores e coordenadores da rede de ensino municipal.

A cerimônia começou com a leitura da biografia da homenageada e, em seguida, a filha Denise disse ter ficado feliz em ver o nome da mãe sendo indicado a denominar uma escola de ensino infantil.

“Minha mãe era uma entusiasta da educação infantil, e tenho certeza de que, de onde ela estiver, está feliz com esta homenagem. Ela foi uma pessoa maravilhosa, e quem a conheceu sabe disso”, disse Denise.

De acordo com a secretária da Educação, a unidade atenderá 50 crianças de zero a três anos, com turmas de berçário I e II e de maternal I e II, na rua Osmil Martins, 305, no Jardim Santa Rita de Cássia, em área de 657,17 metros quadrados.

A creche funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, no prédio que anteriormente abrigava o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com cinco salas amplas: berçário I, berçário II, maternal I, maternal II e de brinquedos.

O prédio ainda conta com refeitório e “um amplo espaço” com parque e área verde, para diversas atividades ao ar livre. A equipe que trabalhará na escola será composta por diretora, assistente, monitores, auxiliares de limpeza e merendeiras.

Conforme Elisângela, a inauguração atende a solicitações feitas por pais que moram no bairro e entorno. Juntas, as populações da região do Jardim Santa Rita, Tanquinho, CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Oswaldo Del Fiol”, Jardins Novo Horizonte e Gramado e Vida Nova Tatuí somam mais de 20 mil pessoas.

Na região, a prefeitura já conta com escolas de educação infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos, e Emefs, com alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano e sexto ao nono).

A inauguração da escola infantil é a primeira com a participação de Elisângela como secretária, que, em discurso, salientou o investimento da rede municipal de ensino na região do Jardim Santa Rita.

“Temos diversas escolas e creches em funcionamento neste bairro e, futuramente, teremos também uma escola na vila Nova Pacaembu, para atender ainda mais crianças e jovens”, afirmou a secretária.

O vice-presidente da Câmara, Márcio Antonio de Camargo, que é morador do bairro, também falou da importância da creche para as crianças de zero a três anos da comunidade.

“Nós, moradores, estamos muito felizes com essa nova creche”, reforçou o parlamentar, apontando que mora no bairro há mais de 20 anos e garantindo que deve “continuar trabalhando, em parceria com as secretarias, para levar mais benefícios à população local”.

Luiz Paulo apontou a valorização dos profissionais da rede de ensino como uma das prioridades na gestão do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, que também é professor.

“Temos conversado bastante sobre a rede de educação, e eu tenho certeza de que o trabalho que o professor Miguel fez na Secretaria de Educação é apenas o começo. Vocês verão que futuro terá a educação tatuiana nos próximos anos”, apontou o secretário.

Cardoso Júnior iniciou o discurso em tom descontraído, dizendo estar “com ciúmes” da nova secretária, por estar inaugurando uma nova creche e em contato direto com os professores e funcionários da rede de ensino.

Em seguida, agradeceu os presentes na inauguração e elogiou a atuação dos funcionários da rede de ensino, convidando os vereadores e autoridades a visitarem as escolas para conferirem o trabalho realizado.

Para o prefeito, a nova unidade infantil possibilitará um ensino com “dignidade” para as crianças do bairro e atenderá 50 crianças que hoje estão na fila de espera por vaga em creche.

“A unidade conta com campo de futebol, brinquedos, espaço amplo e está preparada para dias de sol e chuva, com monitores e professores capacitados, salas amplas, bem cuidadas etc. Este é o serviço que a gente quer entregar”, declarou o prefeito.