Da reportagem
A Secretaria Municipal de Educação anunciou investimentos na rede de ensino, inclusive na merenda escolar em Tatuí. No começo deste mês, a prefeitura ainda distribuiu mais de 14 mil kits de materiais aos alunos e inaugurou o novo formato de servir as refeições ao ensino fundamental II.
O investimento mais recente é a instalação de balcões térmicos nas escolas municipais, entregues na segunda-feira, 10, para os mais de 1.960 alunos da rede municipal matriculados do 6° ao 9° ano.
De acordo com a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, agora, os estudantes podem se servir pelo sistema “self-service”, no qual as refeições são disponibilizadas em um balcão para que cada aluno monte o próprio prato.
O novo formato abrange as Emefs “Prof. Alan Alves de Araújo”, “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” e “Prof.ª Maria Helena Machado”, além de Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”).
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior afirmou que a iniciativa é fruto do “compromisso em oferecer uma educação de qualidade e bem-estar para as crianças e jovens do município”. Ele esteve na escola “Alan Araújo”, acompanhado da secretária, para conhecer a nova forma de distribuição da merenda.
“Estamos sempre buscando maneiras de aprimorar o ensino e criar um ambiente mais acolhedor e propício para o aprendizado”, disse o prefeito.
De acordo com a nutricionista da rede municipal de Educação, Isabela Oliveira Juiz, a oferta da merenda desta maneira tem como principal objetivo “o desenvolvimento da autonomia dos alunos na hora de realizarem suas refeições”.
“É uma prática ainda pouco comum nas escolas públicas, mas que auxilia na tentativa de diminuir o desperdício de alimento, oferecendo mais prazer ao aluno na hora de se alimentar, pois ele escolhe o que prefere comer e a quantidade exata de consumo”, explicou Isabela.
A nutricionista ressalta que os balcões térmicos são utilizados apenas para a distribuição do almoço ou jantar servido aos alunos, seguindo o cardápio referência número “5” durante o período escolar.
Esse cardápio inclui, por exemplo, refeições com arroz; feijão; carne moída com cenoura, vagem e abobrinha; salada de acelga; banana; ou, então, macarrão com molho vermelho (molho de tomate, frango, beterraba e vagem); e salada de alface.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que todos os cardápios oferecidos nas redes municipal e estadual seguem rigorosamente o controle da composição nutricional exigida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Outro investimento anunciado é a entrega dos materiais escolares a todos os estudantes do maternal, da pré-escola, do fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede municipal de educação.
As distribuições foram encerradas na primeira semana de abril. As primeiras escolas a receber os kits foram as Emefs “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” e “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” e a Creche “Prof. Mário Araújo Júnior”, nas quais o prefeito e a secretária acompanharam as entregas.
“Sabemos que o material escolar é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Por isso, investimos em materiais de qualidade, que vão auxiliar os alunos em suas atividades diárias. Desde lápis e borracha até cadernos e giz de cera, tudo foi escolhido com muito cuidado e atenção por nossos supervisores”, declarou Cardoso Júnior.
A secretaria entregou 14.633 kits para todas as 44 unidades de educação infantil e as 25 de ensino fundamental. Elisângela informou que cada kit é montado com materiais escolares específicos, de acordo com a faixa etária e a etapa de ensino-aprendizagem do aluno.
Para o maternal, foram entregues: apontador com depósito, borracha branca com capa, agenda escolar permanente, massa de modelar com seis cores, caneta hidrográfica 12 cores jumbo, giz de cera com 12 cores, cola branca líquida, lápis grafite jumbo, pasta grossa (para guardar os itens), folha A3, bloco colorido e lápis de cor jumbo.
Os alunos da pré-escola receberam: agenda escolar permanente, apontador com depósito, bloco colorido, borracha branca com capa, caderno espiral de cartografia com 48 folhas, caneta hidrográfica 12 cores jumbo, cola branca líquida, folha A3, giz de cera com 12 cores, jogo de caneta hidrográfica com 12 cores, lápis de cor com 12 cores, lápis preto nº 2, massa de modelar com seis cores, pasta grossa (para guardar os itens) e tesoura escolar.
Já para o ensino fundamental I (1º ao 5º ano), foram entregues: apontador com depósito, borracha branca com capa, caderno espiral de cartografia com 48 folhas, caderno brochurão com 96 folhas, caneta esferográfica azul, jogo de caneta hidrográfica com 12 cores, cola branca líquida, cola bastão de dez gramas, lápis de cor com 24 cores, estojo escolar, lápis preto nº 2, régua com 30 cm, tesoura escolar e pasta grossa (para guardar os itens).
E, por fim, os alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e EJA receberam: apontador com depósito, borracha branca com capa, caderno espiral de cartografia com 48 folhas, caderno universitário, caneta esferográfica azul, caneta esferográfica vermelha, cola bastão de dez gramas, cola branca líquida, estojo escolar, jogo de caneta hidrográfica com 12 cores, lápis de cor com 24 cores, lápis preto nº 2, pasta grossa (para guardar os itens), régua com 30 cm e tesoura escolar.