Edis solicitam cronograma de serviços de zeladoria em Tatuí

Documento indica previsão de atendimento de bairros da cidade

Vereadores analisaram 11 indicações, 86 requerimentos e 16 moções na sessão ordinária (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

Os vereadores Cláudio dos Santos (PSL) e Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PP) voltaram a pedir que o Poder Executivo elabore e divulgue um cronograma de serviços de zeladoria no município. A solicitação foi feita durante a sessão ordinária de segunda-feira, 20.

A reunião parlamentar teve pauta composta por 113 documentos, incluindo 11 indicações, 86 requerimentos e 16 moções.

Entre as matérias, Santos apontou que os vereadores apresentaram seis pedidos de aplicação de fumacê, seis de instalação de lixeiras e de limpeza, seis de iluminação pública, sete de poda e corte de árvores e seis de tapa-buracos e recapeamento asfáltico.

Conforme o parlamentar, essas solicitações sobrecarregam a pauta das sessões e pediu aos secretários municipais para que façam um estudo de todos as indicações e requerimentos enviados pela Câmara Municipal e, a partir deles, elaborem planejamento de curto, médio e longo prazos.

“Se houver um cronograma e o munícipe vier me cobrar, eu poderia responder que o planejamento é de que o bairro dele seja atendido em dezembro”, exemplificou Santos.

Pouco depois, Micheli afirmou que apresentara um projeto de lei, em tramitação entre as comissões da Casa de Leis, com a mesma intenção. O PL 20/21, protocolado em 20 de maio deste ano, visa à obrigatoriedade de o Executivo publicar um programa de execução de serviços públicos.

“A população nos cobra, pois pediram para nós a execução de determinado serviço”, ressaltou a parlamentar.

Entre os requerimentos aprovados, a matéria 2.669/21, apresentada por Márcio Antônio de Camargo (PSDB), pergunta à Empresa Rosa se há estudos para o aumento de ônibus para atender a região sul do município.

O aumento, conforme o vereador, beneficiaria moradores do Jardim Santa Rita de Cássia, Conjunto Habitacional Oswaldo Del Fiol, Residencial Vida Nova Tatuí 1, 2 e 3 – entregue na tarde desta sexta-feira, 23 -, Jardim Novo Horizonte, Tanquinho e Jardim Gramado.

“Acredito que aquela seja a região que mais utilize o transporte coletivo no município. Então, peço a atenção do poder público e da Empresa Rosa com a região sul da cidade”, reforçou.

Em conjunto, nove parlamentares apresentaram requerimentos questionando a prefeitura sobre o custo estimado para pavimentar os bairros Bela Vista e Vale dos Lagos – este, com lajotas.

Os autores ainda perguntam ao Executivo se há intenção de contemplar as duas localidades no programa “Nossa Rua”, lançado recentemente pelo governo estadual.

Pelo requerimento 2.727/21, o vereador Valdir de Proença (Podemos) pede informações ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior sobre a possibilidade de implantar o “WhatsApp da Saúde” em Tatuí.

De acordo com o documento, a adoção da medida permitiria a criação de um novo canal de comunicação mais acessível entre a Secretaria Municipal de Saúde e a população.

Atualmente, os canais de atendimento disponibilizados aos munícipes pela pasta de Saúde são o telefone 3305-8855 e o e-mail: saude@tatui.sp.gov.br .

Ainda segundo o requerimento, o WhatsApp da Saúde poderia ser utilizado para esclarecimento de dúvidas, como horários de funcionamento e endereços de UBSs (unidades básicas de saúde), agendamentos de consultas, especialidades médicas disponíveis e locais para se encontrar determinados medicamentos fornecidos sem custo.