Dupla da Argentina é confirmada em equipe local para rali internacional

Nazareno López e Ricardo Torlaschi representarão a Território Motorsport

Nazareno López e Ricardo Torlaschi já participaram das primeiras edições do Sarr (Paco Foto Agência)
Da redação

Mais uma dupla foi confirmada, na quinta-feira, 27, para representar a equipe tatuiana de rali, a Território Motorsport, na primeira competição de 2022. Os argentinos Nazareno López e Ricardo Torlaschi são a quarta dupla da equipe garantida na 3ª edição do Sarr (South American Rally Race) 2022, que acontecerá entre 15 e 26 de fevereiro na Argentina.

López e Torlaschi já participaram das duas primeiras edições do rali argentino, no entanto, pela primeira vez, irão competir acelerando um UTV, modelo Maverick X3 TM, preparado pela equipe do município.

Nascido em Chubut, na Patagônia argentina, López, piloto de 37 anos, começou ainda aos 18 anos competindo em automobilismo e, desde 2015, está no “off-road”, sendo três anos nos UTVs.

“Estou bem animado por fazer parte de uma equipe brasileira vencedora e experiente. Será uma experiência muito boa juntar nossa trajetória com a da Território Motorsport. A expectativa é grande, e será um desafio poder defender um título pelo time”, afirma Lopéz, que disputou duas edições do Dakar (principal rali do mundo), em 2015 e 2016.

Já Torlaschi retornou da Arábia Saudita há cerca de duas semanas, quando disputou o 12º Dakar consecutivo, sendo que completou todas as edições.

Tricampeão argentino de rali, o experiente navegador competiu, este ano, no “maior rali do mundo” na categoria Protótipos Leves T3, com o equatoriano Sebastian Guayasamin.

“É muito gratificante correr em uma equipe do meu querido Brasil. Nossa expectativa é boa, pois, com a experiência da Território Motorsport, vamos fazer uma grande prova”, completa o navegador de 36 anos, natural de Mendoza.

A dupla argentina foi formada há três anos e, além do Sarr, já competiu no Baja Andalucia, na Espanha. “É um prazer receber López e Torlaschi na equipe, dois experientes competidores de rali com passagens pelo Dakar”, declarou o piloto e chefe da equipe tatuiana, Edu Piano.

Piloto argentino (à esquerda) visitou sede chefe da equipe tatuiana de rali (Paco Foto Agência)

“López veio para o Brasil especialmente para conhecer a equipe, o UTV e está animado para fazer a terceira edição do Sarr, assim como nós”, informou o “multicampeão” do Sertões (principal rali brasileiro), ao lado do navegador Solon Mendes, com quem já conquistou oito títulos, sendo o mais recente em 2021.

A Território Motorsport está desde o ano passado se preparando para a terceira participação consecutiva no rali argentino. A equipe tatuiana de rali é a atual campeã na geral dos UTVs no Sarr.

Com a nova dupla confirmada, a Território Motorsport chega a quatro duplas garantidas no evento. Além de Piano e Mendes, as duplas Lélio Júnior e Weberth Moreira e Carlos de Castro Neto e Lourival Roldan também representarão o time tatuiano.

A edição de 2022 terá mais de 3.800 quilômetros e nove etapas, com largada promocional no dia 16 e a primeira etapa, dia 17, em La Rioja, passando por Chilecito, San Juan, Tunuyan, Alvear, 25 de Mayo, Villa Reginal, Gral Conesa e chegada em Viedma, na província de Rio Negro, dia 26.

Conforme a assessoria de comunicação da equipe local, “a nova edição possui mais desafios no roteiro que tem atraído a equipe pelo alto nível técnico e o grau de dificuldade, por cruzar percursos por onde o Dakar passou quando era disputado na América do Sul”.

Na edição de 2021, o Sarr contou com a participação de competidores de 11 países e 85 veículos. A equipe tatuiana retornou ao país com dois títulos: de Rodrigo Luppi e Maykel Justo, campeões na geral dos UTVs e na categoria T3.1; e de Bruno Conti e Filipe Bianchini, que faturam o título nos UTVs T3.2.